Orçamento Participativo da Ribeira Grande entra na fase final

O Orçamento Participativo, implementado pela Câmara da Ribeira Grande, entrou na fase final de votação e estão incluídas nove propostas que serão submetidas ao voto dos munícipes até 12 de novembro. As três mais votadas serão realizadas ao longo do próximo ano.

A votação pode ser feita on-line, através do endereço https://op.cm-ribeiragrande.pt/inicio.php, ou presencialmente, reservando a autarquia um dia para cada uma das freguesias onde os munícipes poderão exercer o seu direito ao voto. Assim, de 22 de outubro a 12 de novembro uma equipa técnica da Câmara da Ribeira Grande irá percorrer as localidades para que os munícipes que não têm acesso à internet e queiram votar possam fazê-lo presencialmente.

A votação presencial será feita na Lomba de São Pedro (22), Fenais da Ajuda (23), Lomba da Maia (24), Maia (25), São Brás (26), Porto Formoso (29), Ribeirinha (30), Conceição (2), Ribeira Seca (5), Santa Bárbara (6), Rabo de Peixe (7), Pico da Pedra (8), Calhetas (9) e Matriz (12).

Com um orçamento de 210 mil euros – 70 mil para cada proposta vencedora – o Orçamento Participativo dá voz à participação dos cidadãos na tomada de decisão sobre uma parte dos investimentos municipais a realizar.

O Orçamento Participativo também tem por objetivo adequar as políticas municipais às necessidades e expetativas das pessoas para melhorar a qualidade de vida no concelho. Visa, igualmente, aumentar a transparência da atividade da autarquia, o nível de responsabilização dos eleitos e da estrutura municipal, contribuindo para aprofundar a democracia, potenciando ainda o exercício de uma cidadania participativa, ativa e responsável para reforçar a credibilidade das instituições e a qualidade da própria democracia.

Fonte: Câmara Municipal da Ribeira Grande

23/10/2018