Adjudicada ligação entre as praias das Milícias e Pópulo em Ponta Delgada

A Câmara Municipal de Ponta Delgada adjudicou por ajuste direto o projeto de arquitetura da obra que vai ligar as praias das Milícias (São Roque) e do Pópulo (Livramento), no montante aproximado de 36.000 euros.

O anúncio foi feito esta terça feira, durante a visita oficial do executivo camarário presidido por José Manuel Bolieiro à freguesia de São Roque. A elaboração do projeto de execução e Processo de Concurso da Beneficiação e Ordenamento da Praia das Milícias e Pópulo está a cargo da “Luís Almeida e Sousa Arquitectos, Lda.”. A obra, cujo início será anunciado brevemente, prevê o ordenamento, beneficiação e interligação das vias existentes, bem como passeios e zonas de estacionamento com zonas de ensombramento. Ao mesmo tempo, pretende-se requalificar e valorizar o património arquitetónico militar existente, nomeadamente o Forte de São Caetano e o muro com as suas pequenas seteiras, além de adaptar e beneficiar o edifício de apoio da praia das Milícias.

Deste projeto faz ainda parte a ligação pedonal adequada entre a Rua de São Caetano e o novo balneário (a criar) e o bar existente da Praia do Pópulo. Durante a reunião com os responsáveis pela Junta de São Roque, presidida por Pedro Moura, José Manuel Bolieiro tomou nota das principais preocupações dos eleitos locais e da população da freguesia em geral, afirmando que a autarquia está sempre disponível para colaborar na resolução imediata dos problemas mais prementes. O Presidente da Câmara e o próprio Presidente da Junta de São Roque destacaram a “boa colaboração” existente entre ambas as entidades, o que contribui para acelerar a resolução imediata de muitos problemas existentes nesta freguesia de Ponta Delgada. Aliás, José Manuel Bolieiro fez questão de salientar que “é a boa vontade e a ligação constante com os eleitos locais que permitem resolver os problemas das nossas freguesias. Isso tem acontecido com São Roque, como com as restantes freguesias do concelho de Ponta Delgada”.

Destacou as pequenas intervenções que Câmara tem em curso na freguesia, evidenciando o que está previsto na área da Educação, nomeadamente na Escola EB/JI de São Roque (Canada das Maricas), cuja intervenção deverá começar já nas férias de natal (essa intervenção será faseada) e a remodelação e ampliação da Escola do Poço Velho, em 2019, num montante superior a 1 milhão de euros.

O presidente da Câmara referiu, por outro lado, que a autarquia também aumentou as zonas de estacionamento em São Roque, tendo em conta o enorme crescimento de alojamentos turísticos na freguesia. Entretanto, Pedro Moura solicitou à Câmara, na pessoa do seu Presidente, a criação de novos espaços de estacionamento e a colocação de ecopontos nas zonas mais populacionais da freguesia. Duas questões que mereceram a atenção especial do Presidente da Câmara, uma vez que são prioridades para a população da freguesia.

A deslocação à freguesia de São Roque foi a 21.ª visita oficial do executivo presidido por José Manuel Bolieiro, que, sempre acompanhado pelos técnicos da autarquia, já esteve na Ajuda, Arrifes, Candelária, Capelas, Covoada, Fajã de Baixo, Fajã de Cima, Fenais da Luz, Feteiras, Ginetes, Livramento, Mosteiros, Pilar da Bretanha, Relva, Remédios, Santa Bárbara, Santa Clara, Santo António, São José, São Pedro e São Roque. Até ao final do ano, o executivo camarário conclui o périplo pelas 24 freguesias do concelho com as visitas a São Sebastião, São Vicente Ferreira e Sete Cidades, em datas a anunciar oportunamente. As visitas institucionais às 24 freguesias do concelho de Ponta Delgada visam objetivo atualizar o conhecimento da realidade local e reforçar a proximidade entre eleitos e eleitores e a coesão territorial.

Fonte: Câmara Municipal de Ponta Delgada

07/11/2018