Lagoa assinala Novembro Azul Prevenção do Cancro do Homem

A Câmara Municipal de Lagoa associa-se ao Núcleo Regional dos Açores (NRA) da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) para assinalar o mês Novembro Azul Prevenção do Cancro do Homem, através da iluminação a azul do edifício do Paços do Concelho.

Efetivamente, esta iniciativa, através do mês internacional da consciencialização para as doenças masculinas, pretende dar ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do cancro da próstata. De salientar que, em Portugal, o cancro da próstata é o tipo de cancro com mais importância e frequência no homem, assim sendo, é fundamental que as ações sejam imediatas, por forma a salvar vidas, através do diagnóstico e tratamento.

O objetivo desta iniciativa passa pela dinamização e divulgação sobre o cancro da próstata, levando um maior número de pessoas a informarem-se sobre a doença. O executivo da Câmara Municipal de Lagoa considera este género de ação uma forma fundamental de apelar à mudança de comportamentos perante a doença, mas, sobretudo, insistir na divulgação de informação relativa ao rastreio, diagnóstico e prevenção do cancro.

Assim sendo, existem duas formas de exames de deteção da enfermidade, nomeadamente através do toque rectal e análises clinicas para o antigénio específico da próstata (PSA). Segundo o Núcleo Regional dos Açores da Liga Portuguesa Contra o Cancro, o diagnóstico precoce pode ser a chave para o melhor resultado do tratamento e qualidade de vida após o mesmo, recomendando a vigilância médica anual se não houver histórico familiar e a partir dos 45 anos.

Fonte: Câmara Municipal da Lagoa

16/11/2018