Lagoa assinala Dia Internacional da Cidade Educadora

No próximo dia 30 de novembro, Dia Internacional da Cidade Educadora, celebrado mundialmente pelo terceiro ano consecutivo, a cidade de Lagoa irá assinalar esta efeméride com várias atividades, que se irão desenvolver na autarquia lagoense, CATL e escolas do concelho.

Na Câmara Municipal de Lagoa, durante o mês de novembro, foi incluído um banner alusivo ao Dia Internacional da Cidade Educadora na assinatura digital dos endereços eletrónicos da autarquia, sendo que, no dia 30, às 09h00, será hasteada a bandeira das Cidades Educadoras.

Por seu turno, a Escola Secundária de Lagoa (ESL) elaborou um Kahoot, uma plataforma gratuita, que permite construir e aplicar questionários (quiz ou survey) por alunos dos 10.º e 11.º anos e irá realizar um geocaching. com estudantes do 12.º ano, no trilho urbano da cidade de Lagoa.

Finalmente, entre as 15h00 e as 21h30, será exibido, no auditório da Banda Filarmónica Lira do Rosário, um ciclo de cinema dedicado a Rafaelle Brunetti, documentarista italiano, para os alunos do 10.º ano. Na Escola Básica e Integrada de Lagoa, a entoação do hino da Cidade Educadora será feita pelo clube de música da EBI, às 10h00, seguindo-se, às 10h30, a visita à Exposição Subaquática da autoria de Nelson Raposo, por uma turma do 6.º ano, no Convento dos Franciscanos, em Santa Cruz.

Já a EBI de Água de Pau irá hastear, às 10h15, a bandeira do projeto Eco-Escolas 2017/2018, sendo que, pelas 10h30, irão decorrer várias atividades, nomeadamente uma apresentação teatral, a entrega do prémio Eco-Ementa, um momento musical e a entrega de prémios escolares, de mérito, superação e reconhecimento externo. Atividades que decorrerão no auditório deste estabelecimento escolar.

Finalmente, no CATL “O Borbas”, as crianças poderão disfrutar de um lanche saudável e, às 16h00, terá lugar a elaboração do origami "Eu me comprometo" que consiste em 8 boas ações. Pelas 16h30, haverá um Brainstorming sobre as ações patentes no origami, com a elaboração de um cartaz, onde cada criança se compromete a realizar uma dessas ações no decorrer do fim de semana.

O Dia Internacional da Cidade Educadora culminará, neste CATL, com a canção e coreografia da música da edição 2018.

De relembrar que, a Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE), criada em 1994, é uma organização sem fins lucrativos que reúne os governos locais comprometidos com o cumprimento da Carta de Cidades Educadoras, que constitui o guia deste movimento mundial, iniciado em 1990. Atualmente, mais de 480 cidades de 36 países de todos os continentes fazem parte desta Associação.

Fonte- Câmara Municipal da Lagoa

26/11/2018