Ribeira Grande promove Concurso de Presépios

A Câmara da Ribeira Grande leva a efeito neste Natal mais uma edição do concurso de presépios prior Evaristo Gouveia que, tal como nos anos anteriores, é aberto à população, escolas e instituições do concelho.

O concurso as modalidades presépio tradicional e presépio inovador. Os interessados podem concorrer individualmente, em grupo ou em nome da instituição que representam. As candidaturas e pedido de ficha de inscrição deverão ser solicitadas pelo e-mail cultura@cm-ribeiragrande.pt.

Os concorrentes particulares devem proceder à inscrição na junta de freguesia da área de residência até dia 21 de dezembro e as escolas e IPSS devem realizar a inscrição diretamente na Câmara Municipal até ao dia 7 de dezembro, através e-mail cultura@cm-ribeiragrande.pt ou para o telefone 296 470 733.

O concurso de presépios prior Evaristo Gouveia homenageia o padre e prior da igreja Matriz de Nossa Senhora da Estrela da Ribeira Grande, ele que foi o grande impulsionador desta tradição. Cabe-lhe a criação do presépio movimentado, mais conhecido por presépio do prior, que todos os anos atrai largas centenas de visitantes ao Museu Municipal da Ribeira Grande.

Por ser uma incontornável expressão de cultura popular e por ocupar um lugar de relevo no Natal, o presépio é uma herança cultural que importa preservar, mantendo dessa forma viva a memória e a obra do prior Evaristo Gouveia.

Fonte - Câmara Municipal da Ribeira Grande

26/11/2018