Lagoa prepara mais um Caloura Blues para 2019

Numa organização da Câmara Municipal de Lagoa, em parceria com a empresa Ninemedia, o Caloura Blues regressa à Baixa D´Areia, na vila de Água de Pau, nos dias 26 e 27 de julho de 2019.

A próxima edição contará com a participação do músico, norte-americano, Boo Boo Davis, um dos últimos bluesman ainda vivo, que se estreia nos Açores. Boo Boo Davis leva a alma e o Blues do Mississipi até aos Açores, mais precisamente à Lagoa, onde as falésias da Caloura, em Água de Pau, voltarão a ser o lugar predileto para receber a segunda edição do Caloura Blues.

Este festival, que realizou a sua primeira edição este ano, está nomeado em quatro categorias dos Iberian Music Awards: Best New Festival, Best Small Festival, Best Communication e Best Live Performance, com Maria João & Buddha Power Blues.

De salientar que, Boo Boo Davis pertence à última geração de músicos que escreve e toca ao vivo o Blues, que retrata as dificuldades sentidas na região do Delta do Mississipi. Foi na cidade de Drew que o artista nasceu e foi criado, uma cidade particularmente rica no Blues, que recebeu inúmeras lendas.

Desde muito cedo, Boo Boo aprendeu a tocar harmónica e começou a cantar na igreja. O canto que ouviu no campo, durante a sua infância, influenciou a voz gritante que, hoje, o destaca. Entretanto, adicionou a guitarra na banda que tinha com o pai e os seus irmãos mais velhos, “The Lard Can Band”, que foi crescendo e atravessando toda a região do Delta.

Na década de 60, seguiu em direção ao norte, para St Louis, onde esteve rodeado de nomes como Albert King, Ike Turner, Chuck Berry, entre tantos outros. Apesar de estar a viver na região norte, o seu coração continuava a pertencer às suas origens. A fraca alfabetização nunca o privou de conhecer o mundo. Foi, exatamente, o Blues que ajudou Boo Boo a manter o seu espírito em alta e a sobreviver ao dia-a-dia, a lidar com os elementos mais básicos da vida, sendo bons ou maus.

A sua primeira tour pela Europa aconteceu em 2000 e, desde então, Boo Boo regressa à Europa, pelo menos, duas vezes por ano. Atualmente, o músico americano apresenta 10 álbuns, da editora Black and Tan. O álbum “Drew, Mississipi” foi considerado, pela revista Mojo, um dos 10 melhores de blues de 2016.

Em 2007, Boo Boo foi convidado para atuar no festival Pocono Blues, um dos maiores festivais de blues nos EUA, e atuou na BBC Radio One, no Canadá. A música do artista toca, inclusive, em vários programas da Fox Sports e faz, ainda, parte da banda sonora de séries como Sons of Anarchy, Suits e Banshee.

Os bilhetes para a 2ª edição do festival Caloura Blues estão disponíveis, hoje, para venda, online, através dos seguintes links: https://ticketline.sapo.pt/pt/evento/caloura-blues-39187 e http://bilhetes.calourablues.com. O bilhete diário tem um custo de 10 euros, sendo que os munícipes recenseados no concelho de Lagoa- Açores, usufruem de 50% de desconto, pagando somente 5€. Por seu turno, o passe de dois dias, tem um valor de 15 euros e de 10 euros para os residentes recenseados na Lagoa.

De referir que, a entrada é gratuita para as crianças até aos 12 anos (inclusive), desde que acompanhadas por um adulto portador de ingresso. Por outro lado, os munícipes, recenseados no concelho de Lagoa, para poderem usufruir do desconto, terão que fazer prova, através do cartão de cidadão, na entrada do recinto do Caloura Blues.

Fonte: Câmara Municipal da Lagoa

14/12/2018