Amanhã canta-se às estrelas na Ribeira Grande

Trinta e oito grupos vão participar nos 25 anos do Cantar às Estrelas, na Ribeira Grande, evento que se realiza no dia 1 de fevereiro, sexta-feira, a partir das 19.00 horas, percorrendo toda a rua Direita até à chegada a igreja Matriz, passando pelo edifício dos Paços do Concelho.

São cerca de duas mil e quinhentas pessoas de todas as idades que vão cantar ao longo da rua Direita, registando-se uma crescente adesão das pessoas a uma tradição que cativa cada vez mais crianças e jovens, o que permite transmitir os valores do Cantar às Estrelas de geração em geração. Dos trinta e oito grupos que vão participar nesta edição do Cantar às Estrelas, vinte e nove são da Ribeira Grande e os restantes são oriundos de Vila Franca do Campo (4), Ponta Delgada (4) e Estados Unidos da América (1).

Realce, este ano, para a presença pela primeira vez de um grupo oriundo dos Estados Unidos da América, mais concretamente o Grupo Estrelas da Diáspora, da Nova Inglaterra, composto por cerca de trinta elementos que vão reviver esta tradição na terra de origem. Os grupos que vão participar no desfile do Cantar às Estrelas também vão cantar em casas particulares e no comércio local. Este ano voltam a ser mais de quatro dezenas que vão abrir as suas portas à tradição, entre particulares, cafés e lojas do comércio tradicional.

De realçar a forte presença das freguesias do concelho da Ribeira Grande que se fazem representar no evento com um ou mais grupos, seja através das suas juntas de freguesia, casas do povo, grupos organizados por associações ou ainda grupos de organização autónoma.

Recorde-se que a festa em honra a Nossa Senhora da Estrela é a festa mãe da freguesia de Matriz e encerra o ciclo natalício que se abre a 8 de dezembro com Nossa Senhora da Conceição. Já no século XVI existem registos de que a Câmara Municipal da Ribeira Grande arcava com as despesas religiosas da igreja quanto a cera, músicos e pregadores.

No fundo, a festa da Estrela, das Estrelas ou de Nossa Senhora da Estrela, é uma festa de uma comunidade com tradição na Ribeira Grande, que junta grupos ou ranchos informais de gente que durante a noite vão de casa em casa de amigos e conhecidos, finalizando com louvores à padroeira na igreja Matriz. Desde 1994, sob proposta do vereador Francisco Xavier Araújo Rodrigues, a autarquia tomou a seu cargo organizar a parte exterior e profana da festa. Este ano celebram-se, portanto, os 25 anos do Cantar às Estrelas na Ribeira Grande.

Fonte: Câmara Municipal da Ribeira Grande

31/01/2019