Autarquia de Ponta Delgada quer proteger lojas históricas

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, congratulou-se, ontem, com a crescente revitalização do centro histórico da cidade. O edil, que falava na inauguração do novo espaço da loja Gil M. Teixeira & Irmão, Lda., lembrou que o Município quer, também, contribuir para a proteção das lojas históricas, estando, com efeito, a trabalhar num regulamento próprio de reconhecimento e proteção do comércio tradicional do centro histórico da cidade.

Reconhecendo a importância de salvaguardar o comércio local e tradicional de Ponta Delgada, o autarca está a estudar a implementação de políticas dirigidas à revitalização sustentável das atividades económicas que, pelo seu relevante papel no plano cultural, de valorização do património histórico e das vivências tradicionais da cidade, mereçam um reconhecimento especial por parte do Município. No evento de ontem, Bolieiro, que falava com comoção e convicção, enalteceu o espírito de resiliência dos empresários da cidade que têm conseguido adaptar-se aos novos tempos, sem descurar a sua identidade.

O Presidente defendeu que a identidade é aquilo que os faz permanecer no mercado, conferindo-lhes resiliência, e criar empatia com os clientes, locais e turistas. Exemplo disso é a loja Gil M. Teixeira & Irmão, Lda., agora na Rua Açoreano Oriental, a mais antiga de Ponta Delgada e que se apresenta como uma referência para todos os que visitam a cidade. Bolieiro, na ocasião, parabenizou os proprietários do novo espaço, e através deles todos aqueles que mantêm vivo o comércio local e tradicional, desejando-lhes os maiores sucessos. Recorde-se que no ano passado, no Dia da Cidade, esta loja recebeu o Diploma de Reconhecimento Municipal.

Foi fundada, em 1888, por Francisco José de França, na Rua dos Mercadores, e legado ao seu filho Américo França, em 1910, quando este regressou da emigração no Brasil. Este espaço de comércio de quinquilharia, artigos domésticos e objetos religiosos, em 1973, passou para a gerência de Gil M. Teixeira e mantém-se na mesma família até hoje.

Fonte: Câmara Municipal de Ponta Delgada

05/02/2019