Povoação com três zonas de Bandeira Azul este verão

Este ano, pela primeira vez, a Vila da Povoação vai ter uma praia com Bandeira Azul. Trata-se da Praia da Ribeira dos Pelames que, assim, entra para a listagem das praias com qualidade de água de excelência nos Açores. Através de um enorme esforço anualmente realizado, pela Câmara da Povoação, na melhoria da qualidade das águas das suas zonas balneares foi possível este grande feito, do qual já fazem parte o Portinho do Faial da Terra e a Praia do Fogo, da Ribeira Quente, ficando, deste modo, o Concelho da Povoação com três zonas identificadas com a Bandeira Azul.

A Praia da Ribeira dos Pelames é de areia fina com cerca de 120 metros de frente de praia, com zona de banhos de mar aberto, de fundo arenoso e alguns seixos e calhau rolado. Possui balneários e parque de estacionamento e a temperatura média da água de banhos ronda 22ºC. Mesmo ao lado desta praia estão localizadas as Piscinas Municipais, inauguradas no ano passado.

O arranque da época balnear no município da Povoação começa no dia 1 de junho e termina a 30 de setembro, com um posto de praia completo para cada zona balnear classificada pela Associação da Bandeira Azul. Nesta época balnear que se avizinha, o tema da Bandeira Azul é “do Rio ao Mar sem Lixo”. De acordo com as Nações Unidas, cerca de 80% do lixo marinho tem origem em atividades desenvolvidas em terra e, todos os anos, entre 1.15 e 2.41 milhões de toneladas de lixo chegam ao oceano, através dos rios e das ribeiras.

Em 2019, o desafio do Programa Bandeira Azul é continuar a sensibilizar para o facto do lixo marinho ter origem em atividades terrestres, para as consequências dos comportamentos humanos e para o papel dos rios e ribeiras, enquanto ponte de ligação entre terra e mar.
 
Fonte: Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal da Povoação
30/04/2019