Caloura palco de evento cultural este fim de semana

No próximo sábado, dia 4 de maio, pelas 21h00, no Centro Cultural da Caloura, na vila de Água de Pau, decorre a sessão que antecede o grande evento do Inspiral, um projeto que teve início em setembro do ano passado.

Nesta 9.ª sessão, contamos com o cantor e autor de música indie-folk, natural de Cagliari - Sardenha, Enrico Spanu, com o seu projeto musical “The Heart and The Void”. Estreou o álbum The Loneliest of Wars, em 2018, depois dos EPs “Like a Dancer” e “A Softer Skin começou por fazer as primeiras partes, em Itália, de nomes como Johnny Flynn ou Miles Kane, influenciado por Simon & Garfunkel ou Iron & Wine, Damien Rice ou Noel Gallagher. “Waiting For”, single de 2018, não incluído no álbum, ultrapassou as 30 mil passagens no Spotify, e a sua música pode ser seguida no site oficial theheartandthevoid.bandcamp.com.

A par da animação musical, a gastronomia também estará presente, mais especificamente, com a massa sovada, uma iguaria que raramente falta nas mesas açorianas e muito associada às festas do Divino Espírito Santo, que ocorrem em diversos locais do arquipélago, por esta altura do ano. Além de que, para uma melhor degustação, será oferecido a todos os presentes chá de poêjo. Refira-se, ainda, que esta será uma oportunidade única para conhecer o Centro Cultural da Caloura, que oferece a quem o visita um acervo de obras de arte de artistas, que foram referências na história de arte portuguesa do século XX, além de valorizar os artistas regionais dos Açores.

O projeto educativo e cultural Inspiral encerra com o seu evento mãe, que decorre a 20 e 21 de setembro, na Praça do Nonagon, no arranque do próximo ano letivo, reunindo vários artistas regionais, nacionais e internacionais, que muito em breve serão anunciados. Para além disso, irá integrar a Feira de Ocupação de Tempos Livres, um evento que reúne as diversas instituições educativas, culturais e desportivas do concelho, e que é promovido pela Associação de Pais da EBI Padre João José do Amaral, em parceria com a respetiva escola e a autarquia lagoense, onde a cultura e a educação ganharão nova pujança.

Note-se que, o Inspiral é um evento diferenciador, tendo como intuito cativar a atenção do público para os espaços e equipamentos culturais do concelho lagoense, abrangendo museus, escolas e outros espaços, pelas diversas freguesias do concelho. A entrada para a sessão do Inspiral é gratuita, porém é necessário efetuar a reserva através do seguinte link: http://reservas.inspiral-lagoa.pt/.

Fonte: Câmara Municipal da Lagoa

03/05/2019