Ponta Delgada assina protocolo com Bombeiros no valor de 130 mil euros

O Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Bolieiro, e o Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada, Alberto Leça, assinaram hoje um protocolo de cooperação através do qual esta última vai receber da Autarquia um apoio financeiro no valor de 130 mil euros.

A verba destina-se ao pagamento dos custos inerentes aos seguros relativos a acidentes com os bombeiros profissionais e voluntários, assim como à comparticipação nos custos de execução e manutenção de atividades de interesse municipal promovidas pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada (AHBVPD).

Hoje, data da assinatura do presente protocolo, a Câmara liquidou o montante de 65.000 euros, correspondente a 50% do apoio, sendo o valor remanescente será processado em regime de duodécimos. Após a assinatura do protocolo, o Presidente José Manuel Bolieiro fez questão de destacar a "excelente parceria de longos anos" existente entre a Câmara e os Bombeiros de Ponta Delgada, adiantando que a celebração anual do protocolo de cooperação entre as duas entidades "corresponde ao esforço financeiro solidário" do Município para com uma instituição humanitária que tem como finalidade principal "a proteção desinteressada de vidas e bens".

A AHBVPD desenvolve, ainda, atividades no âmbito da formação profissional, cultura e recreio, desporto e saúde, além de outras atividades de reconhecido interesse comunitário no domínio da solidariedade social. José Manuel Bolieiro aproveitou a oportunidade para "agradecer em nome do povo" o trabalho que a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários desenvolve no concelho de Ponta Delgada em prol da proteção da sociedade, mas também em termos culturais, uma vez que a sua Charanga participa em várias iniciativas organizadas pela Autarquia.

O Presidente da Câmara destacou a celebração, em 2019, dos 140 anos da Associação Humanitária dos Bombeiros de Ponta Delgada, realçando que a 5 de agosto - Dia Municipal do Bombeiro - a Autarquia vai homenagear a longa história da ABVPD com o lançamento de um livro que evocará as memórias e todo o percurso da associação em benefício das populações. Por seu lado, o Presidente da AHBVPD agradeceu o apoio da Câmara, que "tem estado sempre disponível para ajudar a nossa associação".

Fonte: Câmara Municipal de Ponta Delgada

07/05/2019