Lagoa assinala Dia da Europa com projeto para os mais pequenos

A Câmara Municipal de Lagoa vai promover o projeto intitulado “Europa dos Pequeninos”, nos dias 8 e 9 de maio, destinado a alunos do 3.º ano de escolaridade, do 1.º ciclo do ensino básico, da rede pública do Município de Lagoa.

Esta iniciativa surge no âmbito da celebração do Dia da Europa, comemorado, anualmente, no dia 9 de maio. Este evento tem o propósito de incentivar os mais pequenos a conhecer os países da União Europeia, em diferentes perspetivas, tornando-se imperativo para o conhecimento não só da realidade onde estão inseridos, mas também das culturas e costumes dos diferentes países.

Esta é, também, uma forma de desenvolver o pensamento crítico e construtivo, tal como a consciencialização do ser cidadão. O projeto “Europa dos Pequeninos” conta com um jogo interativo, desenvolvido na plataforma digital Kahoot, por uma turma do 11º ano da Escola Secundária de Lagoa, no âmbito do seu projeto “Learn&Play With Kahoot”.

Esta atividade, irá envolver a participação de três turmas da Escola Básica e Integrada de Lagoa e duas da Escola Básica e Integrada de Água de Pau. Neste sentido, este projeto é importante para a transmissão das boas práticas de utilização das novas tecnologias na educação e em ambiente de sala de aula, sendo uma forma de mostrar aos alunos e professores que, através das tecnologias, é possível aprender e adquirir novos conhecimentos.

Também estará em exposição, durante toda a semana, de 6 a 10 de maio, na Escola Secundária de Lagoa, uma coleção intitulada “Rostos da União Europeia”, do Gabinete do Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas.

Recorde-se que, a União Europeia foi formada em 1957, tendo atualmente 28 estados-membros. Portugal aderiu à União Europeia a 1 de janeiro de 1986 e, atualmente, representa-se por 21 deputados no Parlamento Europeu. Desde a sua adesão, Portugal tem representação permanente em Bruxelas, garantindo, assim, uma defesa eficiente dos interesses do país.

Fonte: Câmara Municipal da Lagoa

07/05/2019