Todas zonas balneares de Ponta Delgada sob vigilância até 30 de setembro

As seis zonas balneares do concelho de Ponta Delgada (Milícias, Pópulo, Forno da Cal, Poços de Capelas/São Vicente Ferreira, Poços Sul dos Mosteiros e praia dos Mosteiros) têm vigilância diária entre as 09h30 e as 19h00 até 30 de setembro.

A cinco destas seis zonas balneares (a exceção vai para a praia dos Mosteiros) foi atribuído o galardão europeu "Bandeira Azul" e nestas a Câmara Municipal de Ponta Delgada está a promover atividades diversas relacionadas com a educação e sensibilização ambientais.

"Os Suspeitos do Costume", "3 R's em 3 Minutos", "A longa vida dos micoplásticos", "Agir para Prevenir", "Cada beata no seu cinzeiro", "Ler com sol", "Observação solar segura" e "Ver para crer - lixo marinho" são as atividades que estão a ser desenvolvidas nas cinco zonas balneares com "Bandeira Azul" do concelho de Ponta Delgada.

Com as atividades acima referidas, a Câmara de Ponta Delgada pretende sensibilizar os banhistas, desde as crianças aos adultos, para questões tão importantes como a correta deposição do lixo, a proteção do meio ambiente, as boas práticas na separação dos resíduos e a promoção da leitura na praia, entre outras.

No âmbito da educação/sensibilização ambiental que curso nas zonas balneares, será ainda promovida a recolha de resíduos. Esta ação pretende alertar para o problema do lixo marinho nas nossas praias.

Recorde-se que, no início deste ano, a Câmara de Ponta Delgada adquiriu uma viatura para limpeza das praias das Milícias e Pópulo, as mais frequentadas do concelho, a qual possui um sistema de desinfeção e está equipada com uma esteira própria para recolher todos os detritos que se encontram na areia. A nova viatura é autónoma, não necessitando por isso de reboque, e tem maior espaço de manobra para trabalhar. Ou seja, procede à limpeza dos areais até junto da linha de água. De referir que a viatura em questão procede à limpeza diária das duas zonas balneares já referidas.

Fonte: Câmara Municipal de Ponta Delgada

04/06/2019