Lagoa recebeu 2ª edição do clube do pequeno almoço
Os alunos do pré-escolar da Escola Básica Integrada de Lagoa voltaram a receber, nas últimas duas semanas, o “Clube do Pequeno Almoço”, uma parceira entre a Câmara Municipal de Lagoa, a Equipa de Saúde Escolar (ESSE) da Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel (USISM) e a EBI de Lagoa.
Estiveram envolvidas, nesta 2.ª edição do projeto, cerca de 200 crianças e 120 pais/encarregados de educação. A organização deste evento passou por todas as escolas incluídas na EBI de Lagoa, nomeadamente as turmas do pré-escolar dos vários estabelecimentos do concelho.
As novas apostas da USISM foram uma maior variedade de fruta, incluindo no menu fruta da época como melancia, nectarinas, meloa e morangos, para além das habituais maçãs, bananas e peras. Os pequenos almoços saudáveis incluíram também granola caseira, confecionada pelas enfermeiras da instituição, com a supervisão de uma nutricionista da mesma entidade.
Esta iniciativa teve, ainda, o apoio do projeto “Canta comigo, Leio Contigo”, da Escola Básica e Integrada de Lagoa, da autoria de Alda Carrasqueira e Anabela Cura, que criaram uma nova canção apelando à importância de uma boa postura quando se está sentado à mesa.
Estiveram presentes nesta 2.ª edição do “Clube do Pequeno Almoço” a Presidente do Conselho de Administração da USISM, Teresa Luciano, a Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Cristina Calisto, assim como a vereadora na área da saúde e da educação da autarquia, Albertina Oliveira, e o presidente do Conselho Executivo da EBI de Lagoa, Manuel Rodrigues.
Para a Câmara Municipal de Lagoa, os hábitos e os estilos de vida saudáveis constituem uma preocupação e um desafio, que deverá privilegiar o trabalho em rede. A parceira entre a edilidade lagoense, a Unidade de Saúde Escolar e as Escolas do concelho, no projeto “Clube do Pequeno Almoço”, é fundamental para o desenvolvimento das mudanças que são desejadas e necessárias para a saúde e a melhoria da qualidade de vida das nossas populações.
Fonte: Câmara Municipal da Lagoa
É a primeira entidade a querer e fazer preservar os valores que fazem dos Açores, e da ilha de S.Miguel em particular, um local apetecível e aprazível para estar e viver.