Grandes festas religiosas da Povoação realizam-se amanhã

Ultimam-se os preparativos para aquela que é considerada a maior festa religiosa do município povoacense. No dia 20 de junho a Vila da Povoação irá receber o cortejo religioso em honra do Corpo e Sangue de Cristo.

A Festa do Corpo de Deus é conhecida por toda a ilha de São Miguel e na diáspora pelos seus elaborados tapetes de flores e aparas de pinho que enriquecem e dão um colorido mágico às principais artérias da Vila da Povoação.

Consciente desta grande atração, há 4 anos que a autarquia povoacense tem vindo a investir, constantemente, em tapetes de flores decorativos, trabalhos que são autênticas obras de arte espalhadas um pouco por toda a Vila.

Este ano serão elaborados cinco tapetes gigantes de flores e outros materiais tingidos, meramente decorativos, alusivos à festividade. Trata-se de um trabalho minucioso que começa semanas antes do dia do cortejo. A criação destas verdadeiras obras de arte começa na quarta à noite e prolonga-se até à quinta de manhã.

Na quinta, as ruas são decoradas a rigor e as varandas dos Paços do Concelho igualmente enfeitadas com primor, assim como as de muitos particulares que enriquecem as suas fachadas para o “Corpo de Cristo” passar.

Recorde-se que aliado ao programa religioso está o programa profano, da responsabilidade da Câmara Municipal e Rita Guerra será a diva portuguesa, cabeça de cartaz, destas grandes festas que se realizam, de 19 a 23 de junho, na Vila da Povoação. A artista dos sucessos “Brincando com o Fogo”, “Acreditar”, “Preciso de Ti” e “Deixa-me Sonhar”, canção que representou Portugal na eurovisão em 2003, soma mais de 30 anos de carreira, e estará, pela primeira vez, na Povoação, no dia 22 de junho, pelas 23 horas, no Jardim Municipal.

Antes, Sara Cruz pisará o palco pelas 22 horas. O Programa festivo do Corpo de Deus, organizado pela Câmara Municipal da Povoação, começa no dia 19 às 21:30 com a Abertura das Luzes e a Charanga do Agrupamento dos Escuteiros 766 da Povoação. Mais tarde, seguir-se-á, pelas 22:30, cantigas ao desafio, com Bruno Oliveira, João Luís Mariano, Paulo Miranda, Carlos Sousa e os tocadores Paulo Rocha e Norberto Carvalho, no Jardim Municipal.

No dia 20 o cortejo religioso sai pelas 18 horas, acompanhado pelas bandas filarmónicas do concelho e depois às 21:30 a Sociedade Musical Nossa Senhora Penha de França, de Água Retorta, e a Sociedade Filarmónica Marcial Troféu, da Povoação, atuarão no coreto do Jardim Municipal. No dia 21 de junho, pelas 21:30, noite de Marchas Populares do concelho, também na zona do Jardim Municipal. E no dia 22 dia de junho, a partir das 22 horas, Sara Cruz e Rita Guerra farão os concertos tão esperados da noite.

Finalmente, no dia 23 de junho, o programa encerra com as atuações do Grupo Folclórico de São Pedro, da Lomba do Cavaleiro e com a Banda Filarmónica de São Paulo da Ribeira Quente. De salientar, ainda, que na Povoação, a procissão do Corpo de Deus realizou-se, pela primeira vez, em 1905, por iniciativa do Pe. Ernesto Jacinto Raposo. Por Portaria de 26 de Junho de 1905 se declarou que “ficaria a cargo das câmaras municipais a festividade da procissão do Corpo de Deus”, compromisso que a autarquia povoacense jamais deixou de cumprir até ao presente.

Fonte: Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal da Povoação

19/06/2019