Festas do Divino Espírito Santo em Ponta Delgada aposta no ambiente

Em 2019, o Município organiza pelo 16.º ano consecutivo as Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, “ícone de identidade cultural, exposto para visitantes”. Têm lugar de 11 a 14 de julho, tendo como convidados D. Carlos Azevedo, Bispo do Conselho do Pontifício da Cultura do Vaticano; João Medeiros, Presidente das Grandes Festas da Nova Inglaterra (Estados Unidos da América); e Pedro Folgado, Presidente da Câmara Municipal de Alenquer.

O anúncio foi feito esta manhã, em Conferência de Imprensa, pelo Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada. José Manuel Bolieiro destacou, na ocasião, a forte aposta do Município nas questões ambientais, sendo que, este ano, estão a ser implementadas nas festas medidas de forma a que os resíduos tenham apenas dois destinos: reutilização ou separação. Depois das novidades, o edil centrou a sua intervenção naquilo que considera ser “as certezas” das Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, e que encerram na importância da organização das festas e na crescente grandiosidades das mesmas.

O edil afirmou que o Divino Espírito Santo incorpora a identidade arquipelágica e reside na alma de cada açoriano, na Região, no País e no Mundo e que as Grandes Festas do Divino Espírito Santo do Concelho de Ponta Delgada cumprem uma vontade do Povo. “É uma festa do Povo, para o Povo e com o Povo” e que “sinaliza uma atitude solidária e de partilha entre comunidades e pessoas”, expressou, lembrando que é cada vez maior a participação da população local, dos emigrantes e dos turistas.

O Presidente destacou o facto de a festa vir a consolidar-se como cartaz turístico, de calendário regular e previsível, realizando-se, sempre, no segundo fim de semana do mês de julho, de forma a que a diáspora e o turismo possam organizar-se. As certezas foram reiteradas pelo Vereador Pedro Furtado, responsável por toda a logística da festa, que destacou o facto de estar perante uma organização “consolidada”, orçada, este ano, em 120 mil euros, mas com retorno para a promoção e para a economia local de Ponta Delgada. Esta é, pois, uma festa na cidade que envolve as freguesias e as mordomias e um conjunto de personalidades e entidades públicas e privadas que são verdadeiros doadores, como a Associação Agrícola de São Miguel, a INSCO, a Salsiçor e a Unileite.

Para além disto, centenas de pessoas vindas das freguesias e mordomias, mais os profissionais da Câmara Municipal, dão o seu trabalho e a sua experiência ao longo dos anos em dedicação ao sucesso destas festas. Pessoas e instituições a quem o Presidente da Câmara Municipal agradeceu esta manhã perante a Comunicação Social, que também agradeceu à população em geral que participa nas festas, à paróquia de São Sebastião na pessoa do Padre Nemésio de Medeiros e aos escoteiros.

As pessoas fazem a festa, por isso, Bolieiro reiterou o convite para participarem nas Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada. Festas mais amigas do ambiente A edição de 2019 das Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada será marcada por uma melhoria significativa na gestão ambiental do evento, que irá abranger toda a comunidade e todos os membros dos evento. Trata-se de uma aposta forte na utilização de materiais reutilizáveis, biodegradáveis e compostáveis, com a finalidade de alcançar o “Desperdício Zero”. Programa As Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada apresentam várias vertentes, nomeadamente a histórica, cultural, social e também religiosa e turística, refletidas num programa composto por dezenas de eventos. Têm lugar, este ano, de 11 a 14 de julho, com vários elementos característicos.

Arranca no dia 11, na igreja de São Sebastião, com a Conferência Inaugural por D. Carlos Azevedo, Bispo do Conselho Pontifício da Cultura do Vaticano, e encerra com a Missa e a Coroação. Um dos momentos mais aguardados do programa é a partilha popular das Sopas do Espírito Santo, no Campo de São Francisco, mas também o Cortejo Etnográfico, ao longo da Avenida Infante D. Henrique, que junta milhares de pessoas.

Concertos, concurso da massa sovada e quiosques de solidariedade social são outros dos atrativos do evento, que também inclui a distribuição de pensões a famílias carenciadas e a instituições particulares de solidariedade social do concelho.

Divulgação

A Câmara Municipal de Ponta Delgada tem privilegiado as comunidades nos grandes eventos de tradição, como as Festas do Divino Espírito Santo, ao assegurar regularidade e previsibilidade na sua calendarização para que as pessoas possam programar, com antecedência, a sua vinda à ilha e participar no evento. Por outro lado, ao transmitir as festas para a diáspora através da RTP, da Internet e dos meios próprios da autarquia, como o site e redes sociais (Facebook e Instagram), também chega às pessoas mais distantes.

04/07/2019