Adutora da Achada serve várias freguesias do Nordeste

A Câmara Municipal do Nordeste procedeu ao ato de consignação da empreitada de execução da adutora de abastecimento de água à freguesia da Lomba da Fazenda, a partir da freguesia da Achada.

O projeto e a obra são da empresa municipal Nordeste Ativo (responsável pela gestão de águas e de resíduos), foi projetada pela empresa Engº Tavares Vieira, Lda. e será executada por AR Casanova Construção Civil Lda., pelo valor de 868 mil euros, com 85% de financiamento através de fundos comunitários.

Na assinatura do ato de consignação da obra, o presidente da Câmara do Nordeste, António Miguel Soares, referiu que o projeto foi candidatado aos fundos comunitários em 2017 e "após a aprovação, foi necessário realizar várias reuniões e passar por diversos formalismos, desde a autorização da Euroscut com vista à instalação da adutora, da autorização da Secretaria Regional de Obras Públicas, a aquisição de algumas parcelas de terreno, a obtenção de financiamento bancário para a execução, a celebração de novo contrato-programa entre a Câmara e a empresa municipal e agora o visto do Tribunal de Contas", disse.

Refira-se que a possibilidade de distribuição de água a partir da adutora da Achada foi também possível, de acordo com o projetista, pelo surgimento da via rápida entre o Nordeste e a Ribeira Grande, a qual tem um traçado de grandes retas sem variações consideráveis de cotas, o que vem encurtar a distância e suaviza o encaminhamento da água entre a origem e o destino. O projeto foi elaborado a partir do Plano Geral de Abastecimento de Águas do Concelho de Nordeste.

"Esta adutora irá ter início na freguesia da Achada, numa câmara de perda de carga a montante do reservatório localizado nesta freguesia, o qual faz parte da conduta adutora da nascente das Anieiras e irá reforçar consideravelmente o abastecimento de diversos reservatórios em várias freguesias do concelho, nomeadamente o Outeiro (Algarvia), Assomada (São Pedro Nordestinho) e Lomba da Cruz (Lomba da Fazenda)", explica a autarquia.

Fonte: AO / Câmara Municipal de Nordeste

05/09/2019