Ponta Delgada vai erradicar plantas atacadas por insecto

Os serviços da Câmara Municipal de Ponta Delgada vão proceder à retirada e posterior erradicação das plantas Aloe arborescens, mais conhecidas por aloé-candelabro, babosa ou foguetes de natal. A erradicação destas plantas tem a ver com o facto das mesmas terem sido infetadas por um inseto da espécie Hercinthrips dimidiatus, pertencente à ordem Thysanoptera.

O inseto introduzido recentemente de forma inadvertida  na ilha de São Miguel acabou por danificar gravemente as referidas plantas que sofreram alterações diversas como por exemplo a alteração da cor verde das folhas para tons castanho e posterior seca das folhas basais.

Na última semana, após reunião com a Direção de Serviços de Agricultura, concluiu-se que a resolução deste problema passa pela retirada e erradicação das espécies já atacadas a larga escala.

Uma vez que estes aloés estão identificados como espécies invasoras que comportam risco ambiental, está proibída a sua plantação.

Nas situação em que ainda é possível tratar, e não havendo nada homologado para o combate a esta praga, aconselha-se o uso de sabão de potássio, que é um sabão natural com efeito inseticida largamente usado na agricultura, sobretudo na agricultura biológica. Este sabão traz quaisquer implicações ou riscos para a saúde pública, não devendo ser confundido com um produto fitofarmacêutico inseticida de síntese.

Refira-se que a presente situação é transversal, atacando tanto espaços públicos como privados. Neste sentido, a Câmara Municipal de Ponta Delgada apela a todos os privados que procedam ao tratamento quando possível e quando não seja à remoção e erradicação da planta em causa.

 

Fonte - Câmara Municipal de Ponta Delgada

30/09/2019