Museu Municipal de Vila Franca acolhe atividade "A Viola no Museu"

A atividade "A Viola no Museu", organizada pela Viola da Terra Associação de Juventude, em parceria com a autarquia de Vila Franca do Campo, realizou-se a 2 de outubro, no Museu Municipal de Vila Franca do Campo.

Para o efeito, alunos de uma turma do 7º ano e outra do 12º ano da EBS Dr. Armando Cortes-Rodrigues participaram na atividade, visitando as exposições permanentes "Cordas Açorianas", onde se encontram exibidos cordofones, e "A Arte dos Violeiros!, constituída pelos instrumentos necessários no processo de construção de uma viola da terra.

Na ocasião, a vereadora com o pelouro da Cultura, Nélia Alves - Guimarães, referiu que "a viola da terra é um símbolo da nossa cultura e da identidade açoriana, sendo que faz parte da história e da vivência do nosso povo".

A vereadora considerou que os museus precisam de ser dinamizados "pelo que é muito importante este tipo de parcerias" e disse que o que se pretende é que as pessoas se envolvam e se interessem pelo que nos é tradicional, neste caso com a viola da terra como exemplo. "Importa que continuem a existir tocadores, que dêem vida ao instrumento e não esteja apenas exibido numa montra", frisou.

A finalizar, houve lugar lugar a um momento musical a cargo do professor Rafael Carvalho, do tocador Carlos Estrela e de Guilherme Rodrigues, aluno do Conservatório Regional de Ponta Delgada e alguns participantes na atividade puderam dedilhar uns acordes na viola da terra.

Fonte - Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo

08/10/2019