Evento "Smart City" reforça posição da Lagoa

Esta semana decorreu no NONAGON - Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, o vento "Lagoa Smart City", assente em duas temáticas: Desafios da Mobilidade e da Conectividade e Smart Tourism. A iniciativa foi co-financiada pelo PO Açores 2020.

Na sessão de abertura, a presidente da Câmara Municipal da Lagoa, Cristina Calisto, realçou que "do ponto de vista autárquico este é um evento importante para o projeto de transformação da Lagoa numa Smart City, contribuindo com exemplos e sugestões de iniciativas para cidades inteligentes ao nível da governação, da sociedade e da qualidade de vida, da energia, do ambiente, do património e da mobilidade, da economia, da inovação e do empreendedorismo".

Desde 2014 que o concelho lagoense iniciou o seu rumo ao mundo das Smarts Cities, sendo que em 2015, estabeleceu o Plano Integrado para ser a primeira cidade inteligente dos Açores, fazendo da Lagoa um município atrativo, inovador e tecnológico.

A edil lagoense aproveitou a ocasião para relembrar que a Câmara Municipal da Lagoa alcançou a certificação no Sistema de Gestão da Qualidade em todos os seus serviços, de acordo com a norma internacional (ISO 9001:2015), no âmbito de gestão autárquica,sendo que somente cerca de 10% dos municípios o conseguiram.

"A Câmara Municipal de lagoa avançou para uma estratégia orientada, inovadora e suportada por tecnologias de informação e comunicação, no âmbito da cultura, ambiente, educação e do turismo", afirmou Cristina Calisto.

Wifi gratuito em vários espaços públicos; App Turista, acessível através de banners com QR codes; fatura eletrónica aos munícipes; teleassistência digital ao idoso; uso de tecnologias wireless e de banda larga; monitorização e modernização da gestão da água; incutiu a redução dos consumos e promoveu a iluminação eficiente e, edifícios e espaços públicos; desburocratização e desmaterialização de processos na Câmara Municipal; aquisição de viaturas elétricas; substituição da iluminação de espaços públicos municipais por lâmpadas LED; carregadores exteriores eficientes e o posto de carregamento para viaturas elétricas, foram algumas das medidas realizadas pela Câmara Municipal rumo a uma Lagoa Smart City.

A autarquia irá brevemente disponibilizar webservices para o cidadão, com envio de SMS ao munícipio a dar conta do estado e conclusão de processos, bem como está a elaborar o Plano de Medidas de Melhoria de Eficiência Energética e a desenvolver a visita interativa aos museus da Lagoa.

Fonte - Câmara Municipal da Lagoa

15/11/2019