Ribeira Grande aumenta em 4% a recolha seletiva em 2019

A Ribeira Grande registou uma evolução positiva ao nível da recolha seletiva de resíduos em 2019, aumentando 4% em comparação ao ano anterior, segundo dados divulgados pela MUSAMI - Operações Municipais do Ambiente EIM SA.

O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, enfatizou os números revelados pela MUSAMI e considerou que a evolução positiva "deve-se, em parte, às campanhas de sensibilização ambiental que a autarquia tem vindo a desenvolver", elogiando também o papel dos munícipes.

"Cada vez mais as pessoas têm a preocupação de separar o lixo de forma seletiva, opção que traz evidentes ganhos para o meio ambiente" disse reconhecendo igualmente que "a mensagem tem passado e nota-se uma crescente vontade das pessoas em separar o seu lixo".

E é a pensar no que ainda pode ser feito que a autarquia está a planear avançar com experiência piloto no decorrer deste ano. "Queremos avançar com  a recolha de orgânicos, abrangendo assim mais uma variante do lixo doméstico", avançou Alexandre Gaudêncio.

A intenção passa por recolher porta a porta o lixo orgânico e encaminhá-lo para compostagem, servindo posteriormente de fertilizante. O autarca recordou que a Câmara da Ribeira Grande "já implementou esta iniciativa em algumas freguesias, a título experimental, e também nas escolas com cantinas".

Fonte - Câmara Municipal da Ribeira Grande

20/01/2020