Projeto vídeo-guia vence orçamento participativo jovem na Lagoa

Os resultados do Orçamento Participativo Jovem de Lagoa foram apresentados numa cerimónia, onde o Cine Teatro Lagoense Francisco D'Amaral Almeida foi pequeno para o número de pessoas presentes. O vencedor da quarta edição do OPJ de Lagoa foi o projeto "Vídeo-Guia" com 397 votos.

O projeto vencedor da jovem lagoense Diana Freitas propõe a criação de um vídeo-guia com janela de interpretação para língua gestual portuguesa, na coleção visitável da Igreja Matriz de Lagoa, garantindo a igualdade/autonomia no acesso à informação.

Na ocasião, a presidente da CÂmara Municipalda Lagoa, Cristina Calisto, subiu ao palco para revelar o projeto vencedor desta edição do OPJ. Mas antes deu os parabéns aos jovens que participaram nesta iniciativa, sinal de que a "comunidade está viva e repleta de contributos para o desenvolvimento da Lagoa".

Cristina Calisto lembrou que "ao longo das quatro edições do Orçamento Participativo Jovem da Lagoa, temos notado um crescente envolvimento da comunidade". Para a edil lagoense, esta quarta edição do OPJ de Lagoa revelou-se um verdadeiro processo de democracia participativa e com elevada visibilidade. "É um dos projetos municipais mais atrativos na comunidade e independentemente do vencedor, todos saem a ganhar pois são ideas que ficam para quem tem funções governativas que auxiliarão na tomada de decisão em muitos momentos. O executivo municipal toma conhecimento de cada projeto, pois reflete as preocupações e anseios dos nossos cidadãos, no desenvolvimento do seu território".

A presidente resumiu esta edição do OPJ de Lagoa como "um ano de conquistas, sendo que houve mais ações de voto, mais propostas, mais projetos e um maior envolvimento dos jovens e da comunidade".

Em segundo lugar, ficou o projeto "drenagem de esgoto com meia gigante" com 310 votos. "Colour Fun Lagoa" foi o projeto que ficou em terceiro lugar com 304 votos. Ficaram classificados em seguida, respetivamente, os projetos "Semáforos para passadeiras", "Lan Party Lagoa", "Campo de Areia de Santa Cruz", "Mais água, menos lixo!", "Bus App", "Bebedouros de água duplos", "Geo Tour Lagoa - Geocaching", "Desfile de Moda", "Ecopets", "Alpendre para Idosos", "Concurso de Talentos", "Parque Infantil no Bairro de São Pedro", "Circuito de manutenção do Tecnoparque", "Feira Municipal do Livro" e "Quiosque de verão no Cerco".

O evento foi animado pelo artista e comediante açoriano Helfimed, que proporcionou aos presentes momentos de bom humor e descontração. Após a sua atuação, foram entregues diplomas de participação a todos os 18 autores dos projetos.

Refira-se que nesta quarta edição do OPJ Lagoa, foram contabilizadas 60 ações de voto, 108 propostas de 415 jovens, 18 projetos e 2960 votos, num universo de 1480 pessoas, quase o dobro de votantes do que a edição anterior. Estes resultados foram, em grande parte, fruto da aposta da Câmara Municipal de Lagoa na implementação de processos simplificados para os estudantes do 3º ao 6º ano de escolaridade, nomeadamente através da realização de ações de voto presencial, nas quais se constataram o total de 1520 votos. Foram igualmente realizadas ações de votos para os funcionários da autarquia e centros de convívio do concelho, onde foram totalizados 249 votos.

Além disso, este ano, a edilidade investiu numa plataforma de votação web e móvel dirigida a maiores de 14 anos. Durante todo o processo de divulgação do OPJ de Lagoa, cerca de 8000 pessoas visualizaram os seus conteúdos nas redes sociais. Destaque ainda para o facto de 42 por cento das ideias apresentadas terem sido aprovadas e passado à fase de votação.

Fonte - Câmara Municipal de Lagoa

13/02/2020