Povoação atribui bolsas de estudo a crianças e a universitários de Moçambique

A pedido do padre André Resendes, da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, o executivo camarário, liderado por Pedro Melo, fez aprovar, em reunião de câmara, 20 bolsas de estudo para as crianças de Maxixe, em Moçambique, que frequentam o ensino básico. Este apoio terá a duração de três anos e cada aluno será apoiado no valor de 100 euros anuais, montante que servirá para acompanhar, designadamente as crianças na fase pré-escolar, a mais vulnerável. Esta ajuda permitirá assim que as crianças possam ser inseridas em escolinhas que cuidem delas e ofereçam, para além dos ensinamentos, duas refeições por dia.

O mesmo tipo de apoio foi igualmente direcionado para alguns universitários da mesma cidade moçambicana. Pedro Melo e o restante executivo povoacense aprovaram sete bolsas de estudo para estudantes do ensino superior, no valor de 150 euros anuais cada, também por três anos.

O padre André Resendes tem vindo a liderar um processo de adoção à distância com as comunidades mais necessitadas da cidade de Maxixe, tendo conseguido envolver a comunidade povoacense e a própria câmara municipal nesta missão de fazer "Sorrir Moçambique".

Recorde-se que no ano passado a Irmandade de São José, da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, município da Povoação, organizou um Jantar Solidário para 240 pessoas, cujos fundos reverteram a favor das comunidades nativas a norte de Moçambique, fustigadas pelo ciclone Dineo, em 2017. A iniciativa foi inserida no projeto "Sorrir Moçambique" que tem encetado diversas ações na paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, junto de várias instituições, famílias, amigos da ilha e de fora, povoacenses nas comunidades da diáspora, a fim de angariar o máximo de ajudas para esta missão. Ao abrigo deste projeto, foi também possível desenvolver a campanha "Mochila Amiga", com variado material escolar que serviu para as crianças de Moçambique ingressarem no ano letivo de 2019/ 2020. Os vários donativos, segundo o pároco, já serviram inclusivamente para reconstruir a Capela de São José Operário.

De salientar ainda que a Câmara Municipal da Povoação também incentiva os seus jovens a frequentar o ensino superior, apoiando-os. Este ano, 97 alunos do ensino superior terão um apoio da autarquia no valor de 500 euros anuais cada. Apoio que na maioria dos casos, servirá para ajudar a custear o pagamento das propinas.

Fonte - Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal da Povoação

06/03/2020