"ColorADD nas escolas da Ribeira Grande" ganha prémio Caixa Social 2020

O projeto "ColorADD nas escolas da Ribeira Grande" ganhou o prémio Caixa Social 2020 na catergoria Inclusão Social e Solidariedade, destacando-se entre as mais de quatrocentas candidaturas a nível nacional por "apresentar uma forte valorização das pessoas e uma forma de combate à discriminação", revelou Tânia Fonseca, vice-presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande.

A distinção alcançada pelo "ColorADD nas escolas da Ribeira Grande" permite "um reforço do financiamento para a implementação da iniciativa nas escolas no montante de 21.500 euros que se juntam à verba alocada pela autarquia para o feito", acrescentou.

Os prémios Caixa Social são uma iniciativa da Caixa Geral de Depósitos no âmbito do seu contributo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e dos 10 Princípios do Pacto Global, ambos das Nações Unidas, que inspiram a Estratégia de Sustentabilidade 2018/2020.

Desenvolvido pelo designer gráfico português, Miguel Neiva, o projeto será implementado na Ribeira Grande a breve trecho, na sequência do protocolo estabelecido entre as partes e que vai começar a ser aplicado nas escolas do ensino básico do concelho.

O "ColorADD nas Escolas da Ribeira Grande" é composto por uma série de ações direcionadas a alunos do 3º e 4º anos do 1º ciclo de ensino básico e será realizado em articulação com o município, técnicos de ação social e/ou educação e complementado com a participação de optometristas que garantem a realização do rastreio do daltonismo e acuidade visual.

Nesta fase o rastreio ao daltonismo será desenvolvido nas 15 escolas que compõem as três áreas escolares do concelho (Ribeira Grande, Rabo de Peixe e Maia) abrangendo cerca de 850 alunos.

O ColorADD apoia-se nas cores primárias (ciano, magenta e amarela), às quais foram acrescentados o preto e o branco para criar uma forma geométrica básica. A conjugação dos símbolos permite representar todas as cores existentes.

Fonte - Câmara Municipal da Ribeira Grande

06/03/2020