Ponta Delgada cria Banco de Equipamentos Informáticos

A Câmara Municipal de Ponta Delgada acaba de criar um Banco de Equipamentos Informático (BEI), uma iniciativa que visa possibilitar aos alunos do 1º ciclo do ensino básico do concelho o acesso ao material informático necessário à frequência do ensino à distância.

Com um investimento de 40 mil euros, assenta numa lógica de políticas públicas colaborativas - dar e receber - isto é, a autarquia procede ao empréstimo de equipamento informático para que os alunos possam aceder às aulas e realizar os trabalhos solicitados e, em contrapartida, os beneficiários são convidados a disponibilizar parte do seu tempo para a realização de tarefas comunitárias. O intuito é promover, sobretudo nos mais jovens, o espírito de partilha e de participação cívica, bem como de ter respostas que complementam as já concretizadas por outras entidades, evitando o perigo de sobreposição de medidas.

Como refere o vereador do Desenvolvimento Social, Paulo Mendes, "face o momento muito complexo que estamos a atravessar e às suas consequências (muitas delas ainda imprevisíveis no seu grau de impacto) torna-se ainda mais relevante que as medidas públicas estejam direcionadas para as pessoas mas simultaneamente, e sempre que possível, possam criar as condições para que cada um dê um pouco de si em prol da comunidade, gerando lógicas de colaboração real entre todos. A nossa convicção é a de que conseguiremos voltar à normalidade num trabalho de governação colaborativa e é importante que os agentes públicos possam dar sinais concretos nesse sentido".

A Câmara Municipal dá o primeiro passo, concretizando um investimento de 40 mil euros na aquisição de 100 computadores que serão concedidos a título de empréstimo aos alunos do primeiro ciclo do ensino básico identificado pelas diferentes unidades escolares. Os computadores irão integrar o Banco de Equipamentos Informáticos que estará á disposição, numa fase pós-pandemia, a qualquer cidadão, junta de freguesia ou IPSS.

Qualquer pessoa ou empresa pode ceder ou doar equipamentos informáticos novos ou usados para fazer parte deste BEI (bei@mpdelgada.pt). Nestes casos, a autarquia assegura a recolha de equipamento e o apoio técnico no caso de materiais informáticos usados.

A iniciativa vem colmatar uma necessidade, potenciar a economia de partilha e ainda terá como efeito sinergético a promoção da reutilização e reciclagem.

Fonte - Câmara Municipal de Ponta Delgada

 

05/05/2020