Povoação com Contas de 2019 aprovadas

A Assembleia Municipal da Povoação aprovou hoje, por maioria, o Relatório da Prestação de Contas do Ano de 2019. A execução da receita foi cumprida em 92,48%, enquanto a despesa obteve uma percentagem de 89,50%. O resultado liquído do exercício atingiu um valor positivo muito próximo dos 433 mil euros.

A Câmara da povoação em 2019 conseguiu uma redução de dívida de 688.674,77 euros, sendo que a dívida atual é de 4.148.655, 60 euros, dos quais 2.452.723,65 resultam da incorporação das empresas municipais.

Ao apresentarn os documentos de Prestação de Contas 2019, o presidente da Câmara, Pedro Melo, fez uma análise comparativa da herança recebida dos executivos do PSD e da atual situação financeira económicado município, bem como das apostas que o seus executivo fez na melhoria das condições de vida dos povoacenses. Assim sendo, o autarca referiu que desde 2009, fruto da gestão criteriosa implementada, já foi possível reduzir 33.456.725,31 euros da dívida da Câmara.

Em 10 anos de gestão autárquica, primeiro como vice-presidente e depois como presidente, Pedro Melo afirmou que foram atribuídas bolsas de estudo aos alunos do concelho da Povoação no ensino superior, no valor de 315 mil euros. Em programas sociais e de emprego foram investidos mais de 5,3 milhões de euros e no apoio aos idosos foi realizado um grande investimento, através do cartão de desconto nos medicamentos, cujo seu valor foi duplicado, a partir de 2018, para cerca de 4000 euros mensais.

O presidente da Câmara Municopal da Povoação, Pedro Melo, disse igualmente ao longo da sua intervenção que nestes 10 anos à frente da gestão autárquica "orgulhamo-nos de ser uma das autarquias dos Açores que mais apoiou as famílias também com o não aumento do preço da água e dos resíduos e com o não aumento do IMI para os munícipes, tendo sido aplicada uma redução adicional, permitida por lei, para as famílias numerosas. Por tudo isto, podemos dizer que a nossa gestão prima por 10 anos de resultados positivos, sempre tendo em conta a nossa preocupação social diária para defender as crianças, os jovens, os idosos, as famílias, as empresas e as instituições deste concelho."

Nesta Assembleia Municipal foi ainda votada por unanimidade, a Revisão Orçamental de 2020 que terá menos 123 mil euros no orçamento, devido à não aplicação da taxa turística, por estarmos a atravessar um período de pandemia e foi também votado unanimemente a aplicação de um regulamento municipal de apoio em situações de vulnerabilidade social ou económica para fazer face aos tempos difíceis que se adivinham para as famílias povoacenses, fruto da crise pandémica de COVID-19.

Fonte - Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal da Povoação

30/06/2020