Ponta Delgada aposta na valorização cultural e combate ao racismo

A Câmara Municipal de Ponta Delgada  vai avançar em setembro com ações de formação sobre "valorização da diversidade e combate ao racismo", nas escolas do 1º ciclo do ensino básico do concelho.

O anúncio foi feito pela presidente do Município, Maria José Duarte, durante uma visita à sede da AIPA - Associação dos Imigrantes nos Açores.

A presidente da autarquia, acompanhada pelo vereador Paulo Mendes, não só afirmou "a importância da educação no combate ao racismo e na valorização da diversidade cultural", como adiantou que "a Câmara Municipal de Ponta Delgada está disponível para cooperar e estreitar laços com esta associação, que tem desenvolvido um trabalho de excelência desde 2003".

Na ocasião, a presidente da AIPA, Maria Cristina Borges, falou do percurso desta associação e agradeceu a "disponibilidade da Câmara Municipal de Ponta Delgada em ouvir as dificuldades da comunidade imigrante".

Maria Cristina Borges destacou ainda "o importanten papel das autarquias na integração dos imigrantes na sociedade, devido à sua política de proximidade", e lembrou que Ponta Delgada instaurou em 2012 o Dia Municipal do Imigrante e do Diálogo Intercultural, que se assinala a 15 de julho, mostrando a importância desta comunidade para o concelho.

Por outro lado, o vereador que tutela a Cultura e a Área Social, referiu que "Ponta Delgada acolhe 28% dos imigrantes dos Açores com autorização de resídência e a diversidade cultural é um fator de enriquecimento coletivo, por isso é importante que não deixemos que ninguém nos divida".

Neste sentido, a Câmara avança com estas formações de sensibilização aos docentes que podem "melhorar a abordagem pedagógica do tema racismo, reforçando desde cedo um comportamento de valorização da diversidade cultural e de dignidade de pessoa humana", referiu o vereador Paulo Mendes.

Fonte : Câmara Municipal de Ponta Delgada

19/08/2020