Lagoa reconhecida pela excelência da qualidade da água

A Câmara Municipal da Lagoa recebeu pela terceira vez o galardão "Selo de Qualidade de Água para Consumo Humano", atribuído anualmente pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores (ERSARA).

Estes resultados, referentes ao ano 2019, indicam que a água da torneira no concelho lagoense mantém os mais elevados padrões de excelência, registando 99,85% de qualidade no indicador "Água Segura", tendo obtido um valor acima da referência no que diz respeito aos Açores, com 99,02%. Por sua vez, a Região obteve o valor mais alto dos últimos 10 anos.

De salientar que, na lagoa, apenas se registou um incumprimento nas 672 análises efetuadas, no âmbito do Controlo da Qualidade da Água de 2019, um resultado que, no entender de Nelson Santos, vereador com responsabilidade na área do ambiente, "mostra o zelo e que o trabalho realizado pelos funcionários autárquicos tem sido de facto determinante para a qualidade da água para consumo humano no concelho".

O galardão "Selo de Qualidade de Água para Consumo Humano" da ERSARA visa premiar as entidades gestoras de serviços de abastecimento público de água, que tenham assegurado uma qualidade exemplar da mesma para consumo humano.

De relembrar que a Lagoa já recebeu esta distinção nos anos 2015, 2017 e 2019, verificando-se, na última década, resultados muito positivos de cumprimento acima dos 99%, o que revela a excelência de água lagoense e reforça a confiança dos munícipes para o consumo da água da torneira.

Fonte: Câmara Municipal de Lagoa

18/09/2020