Ponta Delgada assinala Dia Europeu sem Carros 2020

No âmbito da participação do município de Ponta Delgada na Semana Europeia da Mobilidade, a autarquia presidida por Maria José Lemos Duarte vai assinalar o Dia Sem carros a 22 de setembro - dia instituído pela Comissão Europeia.

A Câmara de Ponta Delgada decidiu encerrar a Rua dos Mercadores ao trânsito, entre as 11h00 e as 24h00, do próximo dia 22, convidando os comerciantes locais a montarem esplanadas e a colocarem expositores em frente aos seus estabelecimentos, por forma a dinamizar aquela via.

A autarquia vai, entretanto, promover animação musical na Rua dos Mercadores, junto ao quiosque, atuará o DJ Play a partir das 15h00 e na Travessa do Arco, às 17h00. haverá música com os Acoustic. Iniciativas inseridas na medida Animar PDL que se associam à comemoração do dia Europeu Sem Carros.

Desta forma,também se pretende chamar mais as pessoas a esta rua do centro histórico de Ponta Delgada, uma vez que o Dia Europeu Sem Carros tem precisamente como objetivo disponibilizar a via pública para peões e ciclistas.

As cargas e descargas apenas serão permitidos no horário já estabelecido para a Rua dos Mercadores (até às 11h00).

Saliente-se que, após o sucesso do Dia Europeu Sem Carros, em 2000 e 2001, a Semana Europeia da Mobilidade foi lançada em 2002.

Trata-se de uma iniciativa dirigida aos munícípios e cujo principal objetivo é fomentar o desenvolvimento de planos de mobilidade urbana sustentável e implementar boas práticas.

Fonte: Câmara Municipal de Ponta Delgada

18/09/2020