Ponta Delgada com Plano para a Igualdade e Não Discriminação

A presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Maria José Lemos Duarte, apresentou hoje o Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação de Ponta Delgada 2020- 2023, aprovado por unanimidade na reunião camarária de 14 de outubro. Trata-se de uma iniciativa pioneira nos Açores.

A apresentação pública teve lugar no salão nobre dos Paços do Concelho e está inserida no âmbito das comemorações do Dia Mundial para a Igualdade que se assinala amanhã, dia 24 de outubro. Um dia instituído em Portugal em 2013 com vista a sensibilizar os municípios para a territorialização da dimensão da igualdade.

Desde então, Ponta delgada tem vindo a celebrar anualmente esta data e este desígnio, em parceria com outras associações e através de iniciativas próprias. Este ano, as comemorações tiveram três vertentes diferentes.

A primeira foi uma ação de formaçãio não presencial sobre "Educação Intercultural na Escola", ministrada por Ana Bela Lopes, do núcleo para o Diálogo Intercultural do Alto Comissariado para as Migrações, e dirigida a professores, educadores de infância e animadores socio-culturais.

A segunda foi a distribuição de três bonecos representativos de três diferentes culturas (africanos, asiáticos e europeus) por cada uma das 75 salas do ensino pré-escolar e das escolas do 1º ciclo do ensino básico do concelho, para sensibilizar as crianças para o respeito pela diversidade cultural.

A terceira, de sentido estratégico,  foi a entrega a Ponta Delgada do Plano municipal para a Igualdade e Não Discriminação elaborado tecnicamente pela empresa Fundo de maio - Consultoria, Recursos Humanos e Investimentos, Limitada, sob a coordenação geral de Gualter Couto.

O documento foi pensado por um grupo de trabalho constituído por um representante da Universidade dos Açores, Piedade lalanda, e por oito deputados municipais de todos os partidos representados na Assembleia Municipal - António cabral, Carolina Bastos, Cláudio Almeida, Humberto Bettencourt, Nélia Vaz, Sónia Nicolau, Teresa Mano da Costa e Vera Pires.

https://www.cm-pontadelgada.pt/pages/541?news_id=2671

Fonte - Câmara Municipal de Ponta Delgada

23/10/2020