Lagoa pretende apoiar empresas locais com o NELAG

Decorreu no Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel - Nonagon, uma conferência de imprensa da Câmara Municipal da lagoa em conjunto com o Núcleo de Empresários da Lagoa - Nelag, no âmbito da iniciativa de apoio ao comércio local que está a decorrer no concelho.

A edilidade, ao longo deste ano, definiu um conjunto de medidas, algumas da responsabilidade exclusiva do município e outras, em parceira com o Nelag e que foram explanadas pelo seu presidente, Luciano Melo.

Assim, para ajudar a atividade económica da cidade de lagoa e incentivar o consumo nos estabelecimentos locais, ambas as instituições realizaram duas campanhas. A primeira de apoio à restauração lagoense, a segunda, intitulada "Na Lagoa Vale +", que iniciou em outubro e foi prolongada para para uma segunda fase, até dia 31 de dezembro, permite usufruir até 50% de desconto nas compras num valor acima dos 20 euros, 31 estabelecimentos aderentes.

Apesar de todas as dificuldades que o setor empresarial, devido à pandemia, está a atravessar, estas duas campanhas tiveram e estão a ter um importante retorno na economia do concelho. A primeira iniciativa de apoio à restauração teve um retorno direto na economia de 60 mil euros, já na campanha "Na Lagoa Vale +", a primeira fase teve um impacto de 30 mil euros, e na segunda fase, agora a decorrer,  prevê-se que atinja 36 mil euros.

"Isso quer dizer que, o apoio que a Câmara Municipal da lagoa concedeu ao Núcleo de Empresários da Lagoa e as iniciativas que estes Núcleo desenvolveu, em prol do setor empresarial, tiveram um retorno mínimo na economia local de quase 130 mil euros. E isto claramente gera um efeito multiplicador na economia e também vem mitigar os graves impactos derivados da crise pandémica", referiu Cristina Calisto, presidente da Câmara Municipal da lagoa e Lucional Melo, presidente do nelag.

De salientar que estas medidas destinam-se a todas as empresas do concelho e não exclusivamente para os sócios do Nelag.

Por outro lado, importante realçar outras atividades que decorrem nesta quadra festiva e que dão realce aos empresários do concelho, nomeadamente o Concurso das Montras organizado pelo nelag e que promove o comércio local; a corrida de São silvestre, organizada pela edilidade e que este ano contam também com a parceira do Nelag, uma vez que todos os prémios serão rebatidos em compras no comércio tradicional; a iluminação de natal nos principais centros comerciais nomeadamente na vila de Água de Pau e no centro da freguesia do rosário e a música ambiente que se ouve nas principais ruas da Lagoa, bem como em Água de Pau.

De salientar ainda que em 2020 foram tomadas outras medidas em prol do setor empresarial como a isenção do pagamento de resíduos sólidos, dada a 100% a todas as empresas, em março de 2020 e que vigorou até setembro. A partir desta data, a isenção ficou condicionada a perda de receita face o período homólogo ao ano anterior, a isenção do pagamento das rendas de todos os espaços concessionados pela autarquia; isenção do pagamento das taxas de ocupação pública e de publicidade a todos os empresários, sendo uma medida que já foi aprovada e se prolongará para 2021.

Cristina calisto relembrou ainda o apoio às empresas de animação turística, com o projeto "Roteiros da Minha Terra", mas igualmente o apoio aos agentes culturais, com os concertos online no projeto "Lagoa Palco Digital" e "tudo isto para ajudar o setor económico numa altura em que nós vivemos", referiu.

"Agora, face a existência de uma vacina e da possibilidade de termos um 2021 menos restritivo que 2020, o município tem que estar ao lado dos empresários, aliviando os encargos destas e ajudando-as a recuperarem o mais depressa possível desta situação". Por isso mesmo, a Câmara Municipal da lagoa vai promover a isenção total em 2021 da recolha de resíduos sólidos, transversal a todas as empresas, à semelhança do que aconteceu em março deste ano.

Para 2021, a Câmara municipal da lagoa vai reforçar as verbas do Nelag no valor de 60 mil euros para "as campanhas que entenderem adequadas, úteis, necessárias e atempadas, porque assim este valor também permitirá ao Nelag poder perspetivar o seu ano e fazer um planeamento mais orientado e organizado para o ano 2021 com a experiência já ganha das iniciastivas de 2020, disse a edil.

Todas as medidas tomadas pelo município quer por deliberação direta da câmara quer as iniciativas com parceria com o nelag permitem afirmar que à dimensão deste concelho serão injetados diretamente na economia 800 mil euros.

Fonte - Câmara Municipal da Lagoa

10/12/2020