Ponta Delgada transfere 2,1 milhões de euros para as juntas de freguesia

A Câmara Municipal de Ponta Delgada vai transferir este ano para as 24 juntas de freguesia do concelho 2,1 milhões de euros. Este montante global inclui as transferências ao abrigo dos contratos interadministrativos de delegação de competências e o apoio excecional da autarquia às juntas de freguesia que possam fazer face às consequências da pandemia da COVID-19.

"As juntas de freguesia são parceiras estratégicas da autarquia na resposta de proximidade à população. Face à crise de saúde pública, aumentámos à semelhança de 2020, as verbas transferidas para as juntas de freguesia com o objetivo de as dotar dos meios financeiros necessários para uma resposta local adequada", explica a Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada.

Maria José Lemos Duarte assegura que está 2sempre, e em particular neste momento, solidária com todas as juntas de freguesia do concelho" e que o "sinal claro dessa boa relação institucional" da autarquia e da sua presidente é o "rápido processamento dos contratos que estão a ser assinados".

Contrariamente aos anos anteriores, e por causa da pandemia, os contratos interadministrativos não serão assinados numa cerimónia conjunta com os representantes das 24 juntas de freguesia do concelho.

"A opção pelo distanciamento físico, quando devemos ser o exemplo do cumprimento rigoroso das regras de proteção contra a COVID 19, não significa distanciamento das nossas freguesias", afirmou Maria José Lemos Duarte, após a assinatura do contrato com a Junta de Freguesia da Relva.

No total, estão a ser transferidos 1882145,23 euros ao abrigo dos contratos interadministrativos que inclui o reforço de 288900,00 euros por causa da pandemia, aos quais acresce o valor de 264337,34 euros do acordo de execução (protocolo plurianual de delegação de competências) que vigora durante a legislatura.

 

Fonte : Câmara Municipal de ponta Delgada

02/02/2021