Festas do Divino Espírito Santo assinaladas em Ponta Delgada

As Grandes Festas do Divino Espirito Santo em Ponta Delgada, promovidas anualmente pela Câmara Municipal de Ponta Delgada no segundo fim de semana de julho, vão ser assinaladas de forma simbólica de 9 a 18 de julho.

Pedro Furtado, Vice-Presidente da autarquia, explica que á semelhança do ano passado, por causa da pandemia de COVID 19, a celebração vai passar "apenas pela dimensão religiosa e espiritual das festividades", sem a possibilidade dos tradicionais convívios que todos anos atraem milhares de pessoas à cidade.

"O nosso objetivo é assinalar as Grandes Festas, que são um marco na vida cultural e social de todo o concelho, não só do ponto de vista religioso mas também da solidariedade e da partilha que estão associadas a estas festas", explicou.

A 9 de julho, a Câmara Municipal de Ponta Delgada, através da Divisão de Desenvolvimento Social, fará a distribuição de pensões a 53 instituições particulares de solidariedade social (IPSS) e famílias caraenciadas do concelho.

No mesmo dia, será inaugurado o Quarto do Espírito Santo, na escadaria dos Paços do Concelho, seguindo-se a inauguração da exposição etnográfica de carros de bois do concelho de Ponta Delgada, na Praça Gonçalo Velho Cabral.

Quer o Quarto do Espírito Santo, quer a exposição etnográfica de carros de bois, ficarão expostos até dia 18 de julho.

No domingo, na Igreja Matriz de São Sebastião, a Missa do Meio-Dia será celebrada em honra do Divino Espírito Santo. Nota ainda para a inauguração, na quinta-feira, dia 8 de julho, na Praça do Município, da ezxposição "O Divino em Objetiva 19", resultado do concurso de fotografia promovido pela AFAA - Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores e realizado durante as Festas do divino Espírito Santo de 2019.

"A população está com saudades de viver e de participar nas Grandes Festas do Divino Espírito santo. Mas face ás circunstâncias atuais, é preciso que se entenda que esta é uma celebração simbólica da devoção ao divino Espírito santo, que está na matriz do nosso povo e que nos continua a inspirar", sublinhou Pedro Furtado.

A Câmara Municipal de Ponta Delgada alerta, por isso, para a necessidade de serem evitados ajuntamentos e de serem cumpridas as medidas de proteção contra a COVID 19, designadamente o uso obrigatório de máscara.

Fonte: Câmara Municipal de Ponta Delgada

07/07/2021