Lagoa reabre campos municipais à comunidade

Na sequência da redução do nível de risco epidemiológico, a autarquia promove a reabertura dos campos municipais às práticas comunitárias coletivas.

Desde o início da pandemia que as instalações desportivas municipais só receberam práticas federadas e com enquadramento competitivo, reflexo das normas emanadas pela Autoridade de Saúde Regional (circular informativa nº 53 B de 26 de agosto de 2020).

Ao longo de 2021, o trabalho realizado em conjunto com a Direção Regional da Saúde e a autarquia na definição de um plano de contingência para as instalações desportivas em referência, permite agora a retoma das práticas recreativas e de grupos informais, tanto em modalidades individuais como coletivas. Por força do plano de contingência aprovado, serão implementadas medidas de controlo de acesso, higienização das mãos e cumprimento da etiqueta respiratória.

A informação da reativação dos campos municipais consta de um edital da autarquia, datado de 12 de agosto, que prevê que as utilizações devem ser feitas mediante reserva junto dos serviços pelos canais de comunicação afetos a cada instalação desportiva e que, sempre que não vigorarem reservas, e enquadrado no horário de funcionamento de cada recinto, é permitida prática desportiva recreativa gratuita, mediante a assinatura do termo de responsabilidade dos praticantes, ou encarregado de educação ( se menor de idade).

Cumprindo com o Regulamento de Utilização e Cedência dos Campos Municipais, no seu artigo 6º, a utilização das instalações será facultada a quem solicitar, de acordo com as seguintes prioridades:

a) Atividades desportivas e outras promovidas pela autarquia;

b) Atividades curriculares dos estabelecimentos de ensino do concelho;

c) Treinos e competições de clubes do concelho participantes em quadros competitivos;

d) Atividades desportivas de caráter regular desenvolvidas por entidades sem fins lucrativos com sede no concelho;

e) Atividades informais de munícipes do concelho;

f) Atividades promovidas por entidades exteriores ao concelho;

g) Outras atividades não previstas nos números anteriores.

A aplicação do edital vigora para os campos geridos pela autarquia, designadamente o Polidesportivo do Rosário e Polidesportivo da Atalhada, sendo recomendada a sua adoção para os restantes recintos desportivos vedados no concelho, cuja dinamização decorre das Juntas de Freguesia do Cabouco, Santa Cruz e Ribeira Chã.

Fonte : Câmara Municipal da Lagoa

20/08/2021