Selada primeira célula do Aterro Sanitário

Está concluída a selagem da primeira célula do Aterro Sanitário da Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos da Ilha de São Miguel. No seguimento deste processo, está em curso a mitigação de gases de efeito de estufa por via da destruição do biogás produzido pelos resíduos da célula de confinamento técnico. O Aterro Sanitário consiste na instalação para a deposição controlada de resíduos, devidamente impermeabilizado, impedindo a passagem de poluentes para o ambiente na sua envolvente. Ora, o Biogás é a mistura de gás metano e dióxido de carbono que se forma na camada de resíduos e que deve ser drenado para evitar explosões, sendo aproveitado para a produção de energia, o que sucederá dentro de um ano.

Está concluída a selagem da primeira célula do Aterro Sanitário da Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos da Ilha de São Miguel. No seguimento deste processo, está em curso a mitigação de gases de efeito de estufa por via da destruição do biogás produzido pelos resíduos da célula de confinamento técnico.
O Aterro Sanitário consiste na instalação para a deposição controlada de resíduos, devidamente impermeabilizado, impedindo a passagem de poluentes para o ambiente na sua envolvente. Ora, o Biogás é a mistura de gás metano e dióxido de carbono que se forma na camada de resíduos e que deve ser drenado para evitar explosões, sendo aproveitado para a produção de energia, o que sucederá dentro de um ano.
A célula selada será entretanto monitorizada periodicamente ao longo dos próximos anos, em cumprimento da licença atribuída pela Direção Regional do Ambiente, nos termos da legislação relativa à Prevenção e Controlo Integrado da Poluição.
A segunda célula encontra-se em plena exploração, cuja capacidade de vida útil estará esgotada em 2014.

08/11/2012