ONU reclama suspensão de quotas de biocombustível

Os Estados Unidos da América devem suspender imediatamente a sua ligação a mandatos de biocombustível para evitar uma crise alimentar iminente, adverte o diretor-geral do Fundo de Alimentos e Agricultura da Organização das Nações Unidas. José Graziano da Silva alertou, no Financial Times, numa intervenção acerca da discussão alimentos versus combustível, que as condições de seca e os preços crescentes de alimentos básicos têm vindo a agravar-se, apontando o dedo aos Governos e apelando às suspensão das metas vinculativas para o biocombustível, com enfoque em culturas alimentares como o milho. A título de exemplo, aponta que actualmente, "a produção de energia renovável nos EUA deverá ter atingido 15,2 bilhões de litros em 2012, o equivalente a cerca de 40 por cento da produção de milho”. Uma suspensão imediata e temporária permitiria algum alívio para o mercado e que a cultura a seja canalizada para alimentos e usos alimentares."

Os Estados Unidos da América devem suspender imediatamente a sua ligação a mandatos de biocombustível para evitar uma crise alimentar iminente, adverte o diretor-geral do Fundo de Alimentos e Agricultura da Organização das Nações Unidas.

José Graziano da Silva alertou, no Financial Times, numa intervenção acerca da discussão alimentos versus combustível, que as condições de seca e os preços crescentes de alimentos básicos têm vindo a agravar-se, apontando o dedo aos Governos e apelando às suspensão das metas vinculativas para o biocombustível, com enfoque em culturas alimentares como o milho.

A título de exemplo, aponta que actualmente, "a produção de energia renovável nos EUA deverá ter atingido 15,2 bilhões de litros em 2012, o equivalente a cerca de 40 por cento da produção de milho”. Uma suspensão imediata e temporária permitiria algum alívio para o mercado e que a cultura a seja canalizada para alimentos e usos alimentares."

Por outro lado, peritos acreditam que tal medida venha a ter impacto pouco significativo no preço dos alimentos.

http://www.businessgreen.com/

06/09/2012