Ribeira Grande prepara plano de mobilidade sustentável

A Câmara da Ribeira Grande pretende implementar um Plano de Mobilidade Sustentável para a cidade e concelho no qual a componente da mobilidade elétrica assumirá importância acrescida face à premência de se valorizar a diminuição das emissões de carbono e o efeito de estufa.

O plano delineado pela autarquia apresenta um conjunto de ações que integram vários objetivos operacionais, entre os quais se destaca a melhoria do serviço de transporte público de passageiros, o reforço da intermodalidade, o incentivo à mobilidade elétrica e a gestão do estacionamento.

Em equação está também a introdução de linhas municipais de miniautocarros que assegurarão a ligação entre as várias localidades do concelho, a reabilitação/requalificação da marginal da Ribeira Grande, com componente pedonal e ciclovia e a requalificação das vias com implicações nas infraestruturas pedonal e ciclovia de Rabo de Peixe.

O primeiro passo para a implementação do plano foi dado através da recolha da opinião dos automobilistas. Para o efeito, uma equipa de trabalho esteve em vários pontos fulcrais do concelho a recolher contributos para um inquérito com o propósito de obter a opinião de quem circula nas estradas da Ribeira Grande.

Os dados serão trabalhados e assumem fulcral relevância para a definição daquela que será a linha orientadora do Plano de Mobilidade Sustentável da Ribeira Grande, um projeto que pretende valorizar a mobilidade no concelho em defesa do ambiente.

Fonte: Câmara Municipal da Ribeira Grande

28/09/2018