Povoação implementa parceria de intervenção comunitária

No concelho da Povoação está a decorrer este ano letivo uma Parceria de Intervenção Comunitária (PIC) para o Sucesso Educativo: Escola – Comunidade – Família. Esta parceria, que surge no âmbito do eixo três do Plano ProSucesso, concretiza-se entre as Secretarias Regionais da Educação e Cultura e da Solidariedade Social, a Câmara Municipal da Povoação e o Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA).

A iniciativa, em causa, traduz-se numa metodologia de trabalho que visa melhorar o sucesso educativo das crianças e alunos do concelho e diminuir a retenção, através da ação e articulação entre vários parceiros socais.

Com este “modelo” é introduzida uma nova dinâmica de ação articulada entre os diretores de turma e as técnicas da ação social, da qual resulta o Compromisso para o Sucesso Educativo. Neste documento, o aluno que regista insucesso escolar, o encarregado de educação, o diretor de turma e a técnica da ação social, no caso das famílias com este acompanhamento, assumem pequenos compromissos que consideram adequados à superação das dificuldades dos discentes e assinam o documento, que será revisto e reformulado periodicamente.

Desde julho que já se realizaram várias ações/atividades no âmbito da implementação da Parceria. Registando-se as reuniões com as famílias das crianças e alunos das Furnas, Faial da Terra, Ribeira Quente e Povoação; com organismos da comunidade, na área da saúde, sociocultural e desportiva; com Juntas de Freguesia; com Coordenadores dos CATL; na escola com os docentes da unidade orgânica, e reuniões com os profissionais do Instituto de Segurança Social dos Açores (ISSA).

Sendo esta uma metodologia de trabalho que se preconiza no envolvimento da comunidade educativa para o sucesso educativo, neste processo outras atividades serão concretizadas com os vários parceiros sociais neste município.

Na sequência da implementação desta metodologia já decorreu, no final de outubro, na Câmara Municipal, a reunião da Comissão Coordenadora da PIC, que se debruçou sobre o trabalho realizado, até ao momento, assim como o envolvimento e as ações dos vários parceiros na concretização do objetivo principal desta parceria – a melhoria dos resultados escolares.

Fonte: Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal da Povoação

09/11/2018