Ribeira Grande promove consultas de cessação tabágica

A Câmara da Ribeira Grande, através do gabinete de Saúde Pública e em colaboração com a Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel e o Centro de Saúde da Ribeira Grande, vai promover consultas de cessação tabágica a partir do próximo mês.

O anúncio foi feito pela vice-presidente da autarquia, Tânia Fonseca, por ocasião do Dia Mundial do Não Fumador, efeméride que se assinala neste sábado, 17 de novembro.

Numa primeira fase, as consultas serão dirigidas aos funcionários da autarquia que queiram deixar de fumar, podendo estender-se, no futuro, à população em geral, caso se verifique a necessidade de colmatar alguma lacuna existente a este nível.

As consultas de cessação tabágica decorrerão no gabinete de Saúde Pública da Câmara da Ribeira Grande e contarão com a presença de uma equipa multidisciplinar de técnicos que prestarão toda a informação aos interessados e acompanharão o evoluir da opção tomada.

O Dia Mundial do Não Fumador comemora-se anualmente a 17 de novembro e a data visa sensibilizar as populações para os factores de risco associados ao consumo de tabaco e divulgar as formas mais eficazes para deixar de fumar. O tabaco está ligado às principais causas de morte conhecidas. Ele é uma das causas principais do cancro do pulmão, da doença pulmonar obstrutiva crónica e da doença cérebro-vascular. Os sintomas associados são a falta de ar e tosse compulsiva.

Fonte: Câmara Municipal da Ribeira Grande

16/11/2018