Vila Franca do Campo assina contrato ARAAL para mobilidade elétrica

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, Ricardo Rodrigues, assinou, no dia 16 de novembro, um contrato ARAAL de colaboração com o Governo Regional dos Açores, representado pelo Vice-presidente, Sérgio Ávila, e pela Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo, Marta Guerreiro, com vista à implementação no Concelho Vila-franquense do projeto de instalação e manutenção de um ponto de carregamento de mobilidade elétrica.

A assinatura do contrato ARAAL surge na sequência da assinatura de um protocolo no qual compete à Câmara Municipal de Vila Franca do Campo promover medidas de discriminação positiva aos utilizadores dos veículos elétricos – através da criação de lugares de estacionamento reservados, gratuitos ou a preços reduzidos para os veículos elétricos – e divulgar a mobilidade elétrica junto dos munícipes e empresas locais, por via de ações de sensibilização.

Enquanto isso, ao Governo dos Açores compete instalar pontos de carregamento de acesso público para veículos elétricos em todos os concelhos do arquipélago. Para tal, foram pensados 26 pontos de carregamento, de forma a que a quantidade e a localização dos mesmos salvaguarde a cobertura integral e equilibrada de todas as ilhas.

Para os 10 lotes que ficaram excluídos ou desertos no concurso, o Governo dos Açores contratualizou a sua instalação e exploração junto das Câmaras Municipais de Vila Franca do Campo, Lagoa e Povoação, através da celebração dos referidos contratos ARAAL. No âmbito do contrato ARAAL, cabe ao Governo Regional comparticipar financeiramente a implementação dos pontos de carregamento de mobilidade elétrica e prestar apoio técnico, enquanto à Autarquia cabe suportar os encargos referentes à sua manutenção operacional.

Fonte: Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo

20/11/2018