Lagoa acolhe Forum Novas Vozes pela Igualdade do Género

No próximo dia 20 de janeiro, entre as 10h00 e as 13h00, irá decorrer o Fórum Novas Vozes pela Igualdade de Género, na Soluções M, no Cabouco, numa organização do Clube Lions de Lagoa, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Lagoa.

Esta iniciativa do Clube Lions Internacional, e implementada pelo clube lagoense, tem por objetivo promover a igualdade de género, celebrando as contribuições feitas pelas mulheres nos Lions e pretende abordar a lacuna existente entre homens e mulheres, em cargos de liderança.

Vários oradores, nomeadamente Cristina Calisto, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, irão partilhar experiências, contribuindo para o aumento de confiança e de motivação nas mulheres, adaptando os saberes e a importância das vozes convidadas, à realidade local e nacional.

Efetivamente, este Fórum, comprovativo de uma cidadania ativa, pretende, no que diz respeito à igualdade de género, gerar um plano de ação e mudança na Região. Apresentação do programa New Voices; Contextualização da iniciativa cívica, à luz das necessidades locais; A Saúde da Mulher nos Açores; A liderança no feminino: O poder dos role models – a importância de ser e e ter modelos inspiradores; Determinação feminina versus indeterminação masculina. Vive, hoje, o homem, uma crise existencial?; Trabalho, Felicidade e Família; O papel do Homem na promoção da Igualdade de Género: Desmontar Crenças e (Pré)Conceitos; A mulher e o desporto: as práticas desportivas como um caminho de integração; serão os temas abordados durante a palestra, sendo que, a mesma contará com a participação especial da atriz portuguesa, Mariana Monteiro, que abordará o mote “A Igualdade de Género”.

Após a análise dos diversos temas, seguir-se-á uma Mesa Redonda, intitulada “Nenhuma voz, por ouvir”, onde todos os convidados serão chamados a resolver um problema, alusivo ao fórum, sendo que os temas serão retirados de um saco, à sorte e serão registadas, em tempo limite, potenciais soluções.

Finalmente, um porta-voz de cada mesa, apresentará soluções ao mote “Uma voz, pelas outras” e o Fórum ficará concluído com uma fotografia de grupo.

Fonte: Câmara Municipal da Lagoa

17/01/2019