Povoação desperta gosto pela escrita e leitura junto de crianças

A Câmara Municipal da Povoação promoveu, hoje, para as crianças do 1º ciclo do município, no Auditório Municipal da Vila, ação que se repetirá à tarde no Cine Teatro Vale Formoso, a leitura encenada do livro “Era Uma Vez… Mais Uma Vez” de Sónia Sousa, a mais recente obra que integra o Plano Regional de Leitura.

“Era Uma Vez… Mais Uma Vez” retrata a estória de uma gotinha de água que anda perdida no Deserto à procura do Mar, encontrando vários obstáculos. A leitura encenada “retrata a força do acreditar, a magia do sonho e o quanto uma palavra ou um afeto pode fazer a diferença na vida de quem busca atingir os seus objetivos”, explicou Sónia Sousa.

A peça pretendeu sensibilizar as crianças para a leitura e para a escrita das suas próprias estórias, estimulando e valorizando a criatividade e os sonhos de cada um. A apresentação também sugeriu que os professores abordem e explorem de forma criativa e dinâmica a temática do “Ciclo da Água”.

Outro dos objetivos desta iniciativa foi o de sensibilizar os professores e o público em geral para a dinâmica e a criatividade que devem ter quando contam uma estória de forma a torná-la mais rica nas diferentes formas de expressão.

Segundo a professora e atriz, Sónia Sousa, “este tipo de Teatro para a infância procura uma apresentação Interativa onde o público poderá cantar para embalar a gotinha, fazer sons e gestos de forma a sentir-se parte da estória.

Trata-se de uma apresentação repleta de energia e movimento. Onde a ternura das vozes aconchegam os sentimentos de quem assiste”. Sónia Sousa é encenadora, dramaturga, poetisa, atriz e professora. Nasceu em 1978 na ilha de São Miguel.

Após terminar o curso de Teatro passou a residir em Braga, onde dá aulas de teatro a alunos de várias idades em Jardins de Infância, Colégios e Associações. É também Diretora Artística na (CEA) Cooperativa de Ensino Artístico e formadora na Federação Portuguesa de Teatro.

Fonte: Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal da Povoação

25/01/2019