Lagoa hasteia bandeira pela prevenção dos maus tratos na infância

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Lagoa, abraçou, como já vem sendo hábito, o desafio proposto pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, para a comemoração do "Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na infância", que decorrerá durante todo o mês de abril, numa campanha desenvolvida a nível nacional, este ano sob o tema "Serei o que me deres... que seja amor".

A sessão de abertura solene desta comemoração decorreu, esta manhã, nos Paços do Concelho, onde foi hasteada uma bandeira alusiva à temática dos maus-tratos. Na ocasião, marcou presença o executivo camarário lagoense, liderado por Cristina Calisto, bem como a presidente do Comissariado dos Açores para a Infância, Isabel Rodrigues, e a presidente da CPCJ de Lagoa, Vera Libório. Esta iniciativa, organizada pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Lagoa, contando com a colaboração da edilidade lagoense, pretende promover a consciencialização da comunidade para a importância da prevenção dos maus-tratos na infância e juventude, das famílias para o exercício de uma parentalidade positiva, sem recurso à violência verbal ou física e das crianças/jovens para a compreensão dos seus direitos.

Nesta cerimónia, a presidente da CPCJ de Lagoa, Vera Libório, lembrou o importante papel das crianças na comunidade, frisando que, “hoje estamos aqui porque acreditamos no poder das crianças e no quanto são importantes na história da humanidade. Lutar pelos seus direitos, pelos seu bem-estar é uma condição para vivermos mais felizes. Este hastear da bandeira é apenas um simbolismo, mas o mais importante é que cada um de nós leve um bocadinho da história do laço azul no seu coração e espalhe amor pelas crianças”. A CPCJ de Lagoa é uma entidade oficial não judiciária, que visa promover os direitos das crianças e jovens deste concelho, com vista à promoção e proteção do seu bem-estar físico e/ou emocional, bem como a formação da sua personalidade. Trabalha em duas modalidades, restrita e alargada.

A primeira promove o trabalho processual e de promoção e proteção das situações de perigo. A segunda desenvolve ações preventivas, durante todo o ano, como ações de formação/sensibilização à comunidade em geral e sobretudo à comunidade escolar, encontros de trabalhos e formativos a nível regional e nacional, atividades de campos de férias, entre outros. De relembrar que, abril é o mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, símbolo de um problema que une várias instituições na campanha de alerta para a prevenção dos maus-tratos a que muitas crianças e jovens ainda são sujeitos. A iniciativa surgiu em 1989, na Virgínia (EUA), quando uma atenta e preocupada avó, amarrou uma fita azul à antena do seu carro, como constante lembrança da trágica história de maus-tratos dos seus dois netos.

Fonte: Câmara Municipal da Lagoa

05/04/2019