Câmara de Ponta Delgada deposita cartas de Antero na Biblioteca Pública
O Município de Ponta Delgada, presidido por José Manuel Bolieiro, cedeu, a título de depósito, o acervo de 12 cartas manuscritas de Antero de Quental à Secretaria Regional de Educação e Cultura. A personalidade e o legado de vida e obra de Antero Tarquínio de Quental representa para Ponta Delgada, para os Açores e para Portugal uma referência da identidade cultural literária e epistolar de interesse público geral e de investigação.
E foi entendimento do Município que a sua disponibilização pública, intuitiva e facilitada melhor se expressa na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada. Com efeito, foi assinado ao final da manhã de hoje o protocolo entre a Câmara Municipal e Secretaria Regional de Educação e Cultura de depósito do acervo municipal de cartas originais de Antero de Quental. Uma cooperação que, para o edil, “se insere numa lógica de relacionamento de parcerias leais”, que “elevam a qualidade do nosso património cultural”, em particular o literário, e que “enriquecem todos”.
O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada agradeceu ao Secretário Regional Avelino Menezes a importante cooperação que foi, desde a primeira hora, bem acolhida pela Direção Regional da Cultura e agora formalizada no âmbito da celebração do Dia Municipal de Antero de Quental. Avelino Menezes enalteceu a atitude da Câmara Municipal de Ponta Delgada e a sua “estratégia de promoção de um conhecimento seguro”. O acesso aos documentos, adquiridos pelo Município em 2002, será preferencialmente em suporte digital. Durante todo o depósito as cartas devem ser mantidas em perfeito estado de conservação.
Fonte: Câmara Municipal de Ponta Delgada
É a primeira entidade a querer e fazer preservar os valores que fazem dos Açores, e da ilha de S.Miguel em particular, um local apetecível e aprazível para estar e viver.