Rita Guerra nas festas do Corpo de Deus na Povoação

Rita Guerra, a diva portuguesa, será a cabeça de cartaz, do programa profano das grandes festas do Corpo de Deus, na Povoação, que se realizam, de 19 a 23 de junho, na Vila.

A artista dos sucessos “Brincando com o Fogo”, “Acreditar”, “Preciso de Ti” e “Deixa-me Sonhar”, canção que representou Portugal na eurovisão em 2003, soma mais de 30 anos de carreira, e estará, pela primeira vez, na Povoação, no dia 22 de junho, pelas 23 horas, no Jardim Municipal. A açoriana Sara Cruz pisará antes o palco pelas 22 horas.

Considerada uma das maiores vozes nacionais, Rita Guerra irá apresentar-se, na Povoação, com um concerto recheado de sucessos em novas e surpreendentes versões, em formato mais acústico, num espetáculo com duração de 90 minutos, percorrendo as histórias e as canções mais emblemáticas da sua carreira. Neste alinhamento, espaço ainda para ouvir algumas das canções do disco “A Guerra na M80”,um disco que resulta de um desafio de cantar todas as semanas em direto, uma música escolhida pelos ouvintes da M80, com a particularidade de todas elas serem de intérpretes masculinos.

À voz única de Rita Guerra, junta-se a mestria dos músicos e a cumplicidade com o público, componente interventiva em grande parte do espetáculo. Na Vila da Povoação já começaram, assim, os preparativos para aquela que é considerada a maior festa religiosa do município.

No dia 20 de junho a Vila da Povoação vai engalanar-se para receber o cortejo em honra do Corpo e Sangue de Cristo. A Festa do Corpo de Deus é conhecida por toda a ilha de São Miguel e na diáspora pelos seus elaborados tapetes de flores e aparas de pinho que enriquecem e dão um colorido mágico às principais artérias da Vila da Povoação.

Consciente desta grande atração, há 3 anos que a autarquia povoacense tem vindo a investir, constantemente, em tapetes de flores decorativos, trabalhos que são autênticas obras de arte espalhadas um pouco por toda a sede de concelho. De realçar que as varandas dos Paços do Concelho serão igualmente enfeitadas a rigor, assim como as de muitos particulares que enriquecem as suas fachadas para o “Corpo de Cristo” passar.

O Programa festivo do Corpo de Deus, organizado pela Câmara Municipal da Povoação, começa no dia 19 às 21:30 com a Abertura das Luzes e a Charanga do Agrupamento dos Escuteiros 766 da Povoação. Mais tarde, seguir-se-á, pelas 22:30, cantigas ao desafio, com Bruno Oliveira, João Luís Mariano, Paulo Miranda, Carlos Sousa e os tocadores Paulo Rocha e Norberto Carvalho, no Jardim Municipal.

No dia 20 o cortejo religioso sai pelas 18 horas, acompanhado pelas bandas filarmónicas do concelho e depois às 21:30 a Sociedade Musical Nossa Senhora Penha de França, de Água Retorta, e a Sociedade Filarmónica Marcial Troféu, da Povoação, atuarão no coreto do Jardim Municipal. No dia 21 de junho, pelas 21:30, noite de Marchas Populares do concelho, também no Jardim Municipal.

E no dia 22 dia de junho, a partir das 22 horas, Sara Cruz e Rita Guerra farão os concertos tão esperados da noite. Finalmente, no dia 23 de junho, o programa encerra com as atuações do Grupo Folclórico de São Pedro, da Lomba do Cavaleiro e com a Banda Filarmónica de São Paulo da Ribeira Quente. De salientar, ainda, que na Povoação, a procissão do Corpo de Deus realizou-se, pela primeira vez, em 1905, por iniciativa do Pe. Ernesto Jacinto Raposo. Cinco anos após a primeira procissão foi instituído o Feriado Municipal, por proposta do vereador Manuel Soares Brandão. Por Portaria de 26 de Junho de 1905 se declarou que “ficaria a cargo das câmaras municipais a festividade da procissão do Corpo de Deus”, compromisso que a autarquia povoacense jamais deixou de cumprir até ao presente.

Fonte: Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal da Povoação

05/06/2019