Povoação com mais dois trilhos pedestres abertos

A Câmara Municipal da Povoação já tem mais dois trilhos ao dispor dos pedestrianistas na freguesia do Faial da Terra. Trata-se do trilho da Vigia da Baleia, que volta a pertencer à lista dos trilhos em funcionamento e um novo percurso, que se junta a esta mesma listagem: o trilho dos Quatro Caminhos.

Após 10 anos inativo, a equipa da Rede de Trilhos da Câmara Municipal da Povoação reabriu, assim, o trajeto pedestre da Vigia da Baleia, que possui o código PR18SMI, atribuído e homologado pela Comissão de Trilhos, da Direção Regional do Turismo.

Com 7 km de extensão, o percurso da Vigia da Baleia liga a Vila da Povoação ao Faial da Terra por uma rota linear, de médio grau de dificuldade, com 3 horas de duração. Passa pela Lomba dos Pós e durante o trajeto pode observar-se várias paisagens, de entre as quais se destaca o Miradouro do Pico dos Bodes que possui uma vista panorâmica sobre a Vila da Povoação e a costa litoral até ao ilhéu de Vila Franca. Já na descida para o Faial da Terra os pedestrianistas encontrarão um antigo posto da vigia da baleia recuperado e utilizado para a observação de diferentes espécies de cetáceos.

Por seu turno, o trilho PRC40SMI dos Quatro Caminhos do Faial da Terra é completamente novo, de rota circular, e abrange o Sanguinho, Pico Grande, Atalhada e Pico dos Bodes. Com uma duração estimada de 3 horas, este novo percurso, também já devidamente homologado pela entidade competente, possui uma extensão de 7,5km e durante o seu trajeto pode observar-se várias paisagens do Faial e da costa povoacense, além de ter-se a oportunidade de visitar a aldeia do Sanguinho e ainda o Salto do Prego, através de um breve desvio. A criação deste novo trilho foi novamente um trabalho realizado pela equipa de trilhos da Câmara Municipal da Povoação, a mesma responsável para manutenção dos restantes disponíveis no município povoacense, assim como pelos novos que estão a surgir em algumas localidades, com destaque para Nossa Senhora dos Remédios, Furnas e Povoação.

Fonte: Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal da Povoação

12/06/2019