Ponta Delgada reitera confiança em agentes culturais do concelho
O Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Bolieiro, reiterou a 14 de junho a confiança e orgulho nos agentes culturais de Ponta Delgada. “Tenho orgulho e confiança nos agentes culturais e recreativos de Ponta Delgada pela capacidade e dinâmica que desenvolvem”, afirmou o edil.
O Presidente do Município falava no Salão Nobre na cerimónia de assinatura de 38 protocolos de apoio a atividades culturais e recreativas. A autarquia vai transferir para associações culturais (grupos de teatro, grupos de música coral e popular, associações académicas e outras associações culturais), filarmónicas e grupos folclóricos 205 mil euros. Um montante ao qual acresce os múltiplos apoios de caráter logístico que são assegurados pelos vários serviços camarários às mais variadas entidades e eventos de interesse cultural.
Bolieiro, acompanhado pela Vereadora da Cultura, Maria José Lemos Duarte, salientou, ainda, que “a política prioritária para a cultura tem sido uma constante na sua atuação”, quer no mandato anterior, quer no atual, como “garante da qualificação da sociedade”. “O apoio às instituições existentes é o reconhecimento do prestígio e da sua indispensabilidade na sociedade”, acrescentou. Mesmo no período marcado pela crise financeira, nos últimos anos, e da “diminuição das disponibilidades financeiras do orçamento do Município, a Cultura não teve qualquer constrangimento”.
Foi, inclusive, uma área aperfeiçoada de forma garantir maior previsibilidade, regularidade e estabilidade aos agentes culturais, através, nomeadamente, da criação de um regulamento próprio agora em vigor: o Regulamento Municipal de Apoio a Atividades Culturais.
Fonte: Câmara Municipal de Ponta Delgada
É a primeira entidade a querer e fazer preservar os valores que fazem dos Açores, e da ilha de S.Miguel em particular, um local apetecível e aprazível para estar e viver.