Lagoa realiza segunda edição de limpeza nos Poços da Atalhada

A Câmara Municipal de Lagoa, através do Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa - CEFAL, promoveu a 21 de agosto a segunda ação de limpeza na zon a dos Poços da Atalhada, no âmbito da ação de sensibilização "Os Suspeitos do Costume - Do Rio ao Mar, sem Lixo". A iniciativa, proposta pelo programa Bandeira Azul, teve como objetivo sensibilizar as pessoas para uma maior educação ambiental.

A ação de limpeza foi aberta à comunidade em geral e pretendeu identificar os resíduos mais abundantes e comumente encontrados nas zonas balneares e no meio marinho, alertando para a problemática do lixo marinho e dos problemas ambientais que dele advêm. A ANSA . Associação de Nadadores Salvadores dos Açores juntou-se a esta iniciativa, com a participação de um grupo de nadadores salvadores. Vários funcionários da autarquia juntaram-se a esta ação, entre outros voluntários.

Os resíduos retirados foram posteriormente separados, contabilizados e pesados. No total foram recolhidos 32 quilos de resíduos. No "top" 10 dos resíduos mais encontrados destacam-se as madeiras, fragmentos de plásticos rígidos, cordas, ferro, sacos de plástico, fragmentos de vidro, esponjas, tampas, calçado e garrafas de plástico.

Para além da remoção de resíduos, a Câmara Municipal de Lagoa pretendeu despertar a consciência das pessoas para a ligação existente entre os ecossitemas terrestres e marinhos e alertar para o facto da vida no mar estar tão dependente de pequenos gestos que partem de nós, nas nossas próprias casas e que fazem parte de uma cidadania ativa.

Fonte: Câmara Municipal de Lagoa

27/08/2019