Câmara da Lagoa recebe certificação de gestão da qualidade

A Câmara Municipal da Lagoa alcançou a certificação no Sistema de Gestão da Qualidade em todos os seus serviços, de acordo com a norma internacional (NP EN ISO 9001:2015), cujo âmbito é a "Gestão Autárquica".

A presidente da Câmara Municipal da Lagoa, Cristina Calisto, acompanhada pelos vereadores Nelson Santos e Fernando Jorge Moniz, e funcionários do edifício Paços do Concelho, assistiram ao hasteamento da bandeira Certificação de Sistemas da SGS, a 9 de setembro.

Na ocasião, a edil lagoense salientou a importância desta certificação para os serviços, como um instrumento que demonstra que "o trabalho do município é feito com imparcialidade, com credibilidade e fiabilidade e, por via disso, há um natural reconhecimnto de confiança e qualidade".

Além desses aspectos, Cristina Calisto acrescentou que "esta certificação deve ser merecedora de orgulho por todos os funcionários, todos eles envolvidos no sucesso desse trabalho, e um bom exemplo que contraria as críticas e o descrédito no trabalho dos funcionários públicos". Mais acrescentou que "este processo de certificação não é um trabalho final, é um ponto de partida e que deverá ter os aperfeiçoamentos necessários que mostrarem precisos".

O Sistema de Gestão da Qualidade implemento no GAM ( Gabinete de Atendimento ao Munícipe) desde 2013, foi agora extensivo a toda a autarquia, sendo este um dos objetivos da Câmara Municipal da Lagoa para o ano 2019.

A certificação, em todos os servikços prestados foi alcançada e o objetivo cumprido. Concedida por uma empresa externa, que avalia diversos fatores relacionados com a qualidade dos ser4viços prestados à população, a certificação foi alcançada, após terem sido analisados um total de 22 processos de gestão, suporte e operacionais.

O foco e a persistência da Câmara Municipal de Lagoa na sua certificação vem ao encontro de uma melhoria contínua dos serviços. Ao melhorar as valências dos colaboradores para gerir a informação da autarquia, o tempo de resposta dos serviços ao munícipe tornou-se mais célere, aumentando o grau de satisfação dos munícipes. Além disso, a prestação de serviços melhorou em termos de rigor, transparência e excelência. Deu-se ao mesmo tempo uma simplificação e agilização dos métodos de trabalho e houve uma melhoria da articulação e comunicação interna entre os serviços. O ambiente de trabalho melhorou também no que diz respeito à operacionalização das atividades e dos processos.

De referir que esta certificação foi alcançada principalmente a pensar nos munícipes, tendo sido repensadas as estratégias de melhoria contínua dos serviços e atingida a satisfação de todos com base nas suas necessidades e expetativas.

Fonte_ Câmara Municipal de Lagoa

12/09/2019