Povoação desenvolve atividades semanais com idosos do município
As tardes dos grupos de idoso ativos do concelho da Povoação contam com um novo entusiasmo. A Câmara Municipal investiu em instrumentos musicais de percussão como forma de dinamizar as sessões de música, pretendendo promover o bem estar, a motricidade, a memória, a flexibilidade de pensamento e a diversão dos idosos.
A aposta surge no seguimento que o contato com os instrumentos musicais incentiva o aumento da produção de hormonas, amplia os níveis de energia, facilita o ganho de massa muscular, previne osteoporose e diminui o stresse.
Na Povoação, o projeto "Idosos Ativos" existe desde 2012 por iniciativa do Gabinete de Ação Social da autarquia, que promove atividades para o público mais idoso, tendo como principal objetivo o combate ao sedentarismo e a melhoria da qualidade de vida destes seniores. O projeto consiste em, pelo menos uma vez por semana, levar uma atividade que pode variar entre a música e o canto, a educação física, trabalhos manuais, dinâmicas de grupo e acompanhamento psicológico individualizado e em grupo, a cada freguesia onde esteja formado um grupo de "Idosos Ativos".
O projeto "Idosos Ativos" conta, neste momento, com cerca de 100 elementos (homens e mulheres) com idades compreendidas entre 50 e 90 anos, das freguesias da Ribeira Quente, das Furnas, de Nossa Senhora dos Remédios e da Lomba do Botão.
Desde 2016 que anualmente a autarquia organiza um convívio com todos os grupos, promovendo a sua interação, nomeadamente através do desenvolvimento de atividades conjuntas e na exposição de alguns trabalhos desenvolvidos durante o ano. Este convívio anual é igualmente aberto aos idoso que não estejam integrados nos grupos de "Idosos Ativos", de modo a que se sintam atraídos para o projeto, pois a equipa de técnicos que acompanha os grupos já organizados pretende também combater a solidão e o isolamento dos restantes idosos aspirando assim ter o projeto em funcionamento em todas as freguesias do concelho.
Fonte - Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal da Povoação
É a primeira entidade a querer e fazer preservar os valores que fazem dos Açores, e da ilha de S.Miguel em particular, um local apetecível e aprazível para estar e viver.